Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Criança com Síndrome de Down

O tratamento Odontológico de uma criança portadora da Síndrome de Down não tem diferença do tratamento Odontopediátrico convencional. Porque a Sìndrome de Down não é uma doença, é uma anomalia cromossômica muito comum, de origem genética que ocorre na incidência de 1 em 700 nascimentos. Tem como principais características bucais:
 - Atraso tanto na erupção quanto na esfoliação de dentes de leite;
 - atraso também na erupção dos permanentes;
 -mordida aberta;
 - ausência de alguns dentes e alteração de forma e tamanho dos mesmos;
 - respiração bucal;
 - doença periodontal;
 - hipotomia e mal posicionamento da língua;
 - palato mais estreito que o normal.
Considerando todas essas características, é importante ressaltar que o acompanhamento Odontopediátrico de crianças portadoras da síndrome deve começar o mais cedo possível, desde bebê, para que a prevenção minimize qualquer problema que possa ser agravado nestas condições bucais. Além do que, existe um aparelho específico (Placa Palatina de Memória) indicado em alguns casos para os pequenos portadores da Síndrome de Down que ajuda a restabelecer funções respiratórias, de fala e de deglutição, para que a criança adquira uma qualidade de vida muito melhor.
Crianças com Síndrome de Down são na maioria das vezes, extremamente dóceis e cooperam muito bem com o tratamento Odontológico, mas não é por isso que podemos nos descuidar da boquinha destes pequenos. Como eu já disse aqui em outras matérias, é melhor prevenir que remediar.
Lembrem-se, a inclusão refere-se não somente na interação com os coleguinhas, com o método de alfabetização, mas sim em garantir aos portadores da Síndrome de Down os mesmos cuidados de saúde, diversão, e porque não de saúde bucal também, para ter um sorriso saudável e poder SORRIR!
Sorrir porque é uma criança como tantas à sua volta. Isto é inclusão!

terça-feira, 20 de março de 2012

Alimentos amigos dos dentes

É isso mesmo, papais e mamães, vocês sabiam que existem alimentos que são amigos dos dentinhos?
Pois é, chamamos essas comidinhas de alimentos detergentes ou seja, são aqueles que auxiliam na limpeza dos dentes.

Como eles fazem essa limpeza?
A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente. Vou explicar melhor: durante a mastigação, os alimentos ricos em fibra e de consistência endurecida, removem  resíduos e as placas bacterianas em formação por deslizarem entre os dentes.

Então quais seriam esses alimentos?
Destacam-se nesta relação alimentos fibrosos, frutas e legumes crus. Como exemplo podemos citar: maçã, pêra, melancia, cenoura, pepino, acelga, nozes, castanhas, queijo entre outros. Esses alimentos além de promoverem o atrito com os dentes e limpá-los por isso, também são ricos em vitaminas, ácido fólico, menos gordura e baixo teor de açúcar reduzindo assim a incidência de cárie.
Mas fica o alerta, mesmo ingerindo todos esses alimentos  detergentes, a escovação e o cuidado com a higiene bucal dos pequenos é indispensável, porque uma coisa não substitui a outra, elas se completam.

sábado, 10 de março de 2012

Novidade para a meninada

Todos vocês papais e mamães já ouviram falar em enxaguante bucal infantil...normalmente nós Odontopediatras os indicamos quando as crianças já possuem mais de 6 anos, porque não correm o risco de engolir. Devem ser sem álcool e claro, voltados exclusivamente para o público infantil. Isso significa que o produto adulto não deve ser usado pelas crianças.
A novidade é que, foram lançados no mercado enxaguantes bucais com corantes capazes de colorir (marcar) a placa presente no dente e que deve ser removida. Este produto além de prevenir a cárie pela presença de flúor, funciona bem como incentivo para os pequenos de remover a placa até o dente ficar branquinho! Ou seja, onde estiver colorido tem sujeira e precisa ser melhor escovado!
Neste caso, o bochecho deve ser realizado antes da escovação, um pouco diferente dos enxaguantes bucais comuns, que são utilizados após a limpeza dos dentinhos. Mas atenção: o cuidado deve ser o mesmo, o produto não pode ser engolido. Trata-se de um medicamento exclusivo para bochecho e não para ser ingerido.


Enxaguantes bucais infantis que identificam a placa bacteriana.
Os preços variam de R$7,90 a R$14,80