Pesquisar neste Blog

domingo, 27 de maio de 2012

Primeiros dentes permanentes das crianças

Em especial essa matéria refere-se aos primeiros molares permanentes, ou seja os dentes do fundo que não trocam mais. Eles "nascem" por volta dos 6 anos. Deve-se atentar porque nesta idade, os pequenos ainda não têm habilidade perfeita para escová-los e por isso é muito comum cariar nos primeiros 6 meses após a sua erupção.
Fica aqui dois alertas para isso não acontecer com seu filho:

  * Os primeiros molares permanentes não ocuparão o espaço de outro dente existente, o que significa que não "cairá"nenhum dente para dar seu lugar a ele.
  * Os primeiros molares permanentes aparecem atrás do último dente de leite (molar decíduo).

Por erupcionarem tão cedo e muitas vezes com manchas e até má formação do esmalte, é importante procurar o Odontopediatra nesta fase, pois existem recursos para protegê-lo também.
Papais e mamães, só se consegue bons dentes permanentes com cuidados nesta etapas iniciais da erupção. Assim pode-se aumentar a chance de se ter uma dentição saudável por toda a vida.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sapinho????

O "sapinho" é uma manifestação bucal muito comum em crianças. Muitas vezes é diagnosticado no consultório Odontopediátrico, quando a mamãe se queixa de uma membrana branca que recobre a língua ou a bochecha de seu filho.Como não apresenta sensações desconfortáveis na criança, é relatado pela mãe que escova, remove, fica avermelhado e depois volta a aparecer... Esta é sim a candidíase ou monilíase oral, um fungo que se instalou na boquinha de seu pequeno, e não uma sujeira branca por falta de escovação (como muitas pensavam que fosse).
Só para esclarecer, a candidíase atinge crianças com baixa imunidade e também aquelas que consomem constantemente corticóides e antibióticos. É indolor, o tratamento é simples e em 7 a 10 dias ela desaparece.
 É importante destacar que uma boa higiene bucal facilita muito no tratamento, evitando que outras doenças se instalem neste período. Além do que, o pediatra deve ser procurado para acompanhar a imunidade da criança, pois o "sapinho" é sinal de que ela está com a resistência baixa, aumentando risco de doenças mais graves se manifestarem.
Vamos ficar bem atentos.

sábado, 19 de maio de 2012

Higiene X Aparelho Ortodôntico

Gostaria com esta matéria de fazer um alerta aos papais e mamães sobre os cuidados bucais com os pequenos que já estão utilizando aparelho ortodôntico fixo.
Uma vez instaldo, é de extrema importância que além das manutenções mensais com o Ortodontista, em casa seja cobrada e acompanhada a escovação e todos os cuidados com a higiene.
Faço este apelo, porque estão acontecendo frequentemente no consultório, casos de crianças que colocam o aparelho e por falta de higiene e cuidado estão apresentando doenças gengivais como gengivite e crescimentos da gengiva.
Estes processo inflamatórios dificultam o tratamento Ortodôntico e comprometem a saúde bucal da criança. Em casos mais graves o tratamento tem que ser interrompido, o aparelho é removido, a gengiva passa por cirurgia, para depois reiniciar o tratamento.
Todo esse transtorno pode ser evitado, usando fio dental e escovando adequadamente os dentes. Fica aqui o alerta.