Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As crianças sofrem com o tempo seco...

Essa época do ano todos nós sofremos com o clima seco...quanta poeira!! Se para os adultos já é difícil aturar as consequências da baixa umidade do ar, imaginem para nossos pequenos??
Doenças respiratórias, ardência e ressecamento dos olhos, nariz e boca; já são relatos frequentes de danos à saúde causados pelo tempo seco. Isso ocorre porque a baixa umidade do ar causa ressecamento das mucosas e, consequentemente a desidratação corporal.
Para a saúde bucal, a hidratação corporal é muito importante. A água é fundamental. O consumo de água "abastece" o processo de salivação, essencial para o controle da acidez oral, digestão alimentar, controle das bactérias e proteção dos dentes.
Além disso, o tempo seco pode afetar o hálito das crianças, a falta de umidade agrava o ressecamento bucal, descamando as células que revestem a boca, causando o mal-hálito.
Por esses motivos, a atenção com o consumo de água e hidratação é essencial nesta época do ano.
Tente dar muito líquido, frutas suculentas aos pequenos... vale também fazer uso de umidificadores de ambiente e até mesmo o recipiente com água no quarto durante a noite. Hidratar é a melhor maneira de passar por este clima seco sem grandes danos á saúde.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Refrigerante N Ã O !!!!!!


É isso mesmo!! Por favor papais, mamães, tios, tias, vovôs, vovós, dindos e dindas, não dêem refrigerante aos pequenos...
Estes líquidos gaseificados possuem altíssimas quantidades de açúcar e principalmente são bastante ácidos, com pH de 3 e 4, o que causa muito prejuízo à saúde bucal das crianças.
Além da cárie, provocam a erosão dental e desmineralização do esmalte, formando verdadeiras cavidades nos dentinhos, muito desconforto devido à sensibilidade ocasionada pela perda do esmalte, que é a proteção mais externa do dente.
Procure desde cedo educar seu filho com uma alimentação saudável, onde sucos naturais e água de coco devem ser inseridos nesta dieta, não o refrigerante que só trás malefícios à saúde dos pequenos.

Miguel

Lucas

 Nada melhor pra encerrar esta matéria que estes meus dois amores:  Miguel (priminho) e Lucas (afilhado), que por questões familiares, acompanho desde o nascimento. Grandes exemplos de que a vida sem refrigerante é totalmente possível desde muito cedo...estes lindos nunca tomaram refrigerante e nunca sentiram falta...graças as mamães Pati e Dani, super concientes!!


domingo, 5 de agosto de 2012

Lábios ressecados

O lábio ressecado não é exatamente uma lesão, mas quando não tratado ou prevenido pode se transformar em fissuras, causando sangramento, dor e sofrimento nos pequenos.
Muitas crianças apresentam esse ressecamento pela exposição solar, frio e também pelo tempo seco, época que convivemos atualmente. A falta e/ou excesso de nutrientes e vitaminas também podem causar esse desconforto. Outra causa é o constante hábito de molhar ou morder os lábios, muito frequênte em crianças que respiram pela boca.
E o que piora tudo é que o ressecamento leva o pequeno a molhar mais e mais os lábios com a língua, e por sua vez a saliva leva a maior desidratação do lábio quando este seca, porque ao contrário do que se imagina, ao umidecê-lo com a saliva, os ácidos que servem para digerir os alimentos na boca podem prejudicar ainda mais a pele machucada.
O ideal é que o tratamento seja preventivo, feito com protetores labiais contendo hidratantes, filtros solares para não recorrer à saliva. Caso esse tratamento não traga solução, o Odontopediatra deve ser consultado e até mesmo o Pediatra, para assim identificar outras possíveis causas e melhor tratá-las.