Pesquisar neste Blog

domingo, 27 de janeiro de 2013

Grávida pode fazer clareamento dental?

Esta é uma dúvida muito comum entre as gestantes que fazem a prevenção Odontológica (acompanhamento mensal) no consultório.
Na maioria das vezes, é uma fase que a mulher está muito feliz, realizada com a benção de gerar um filho, porém ansiosas por conta do inchaço, ganho de peso e consequentemente com uma queda na auto-estima. É nesta hora que elas buscam tudo pra ficar mais satisfeitas com o sorriso... E o clareamento dental é a possibilidade de um sorriso mais bonito, claro...
Infelizmente este procedimento deverá ser evitado durante a gravidez e amamentação também, por se tratar de uma medicação e como todo medicamento deve ser evitado, este não é diferente.
É de uso tópico, porém entra em contato com a gengiva e saliva da mamãe e consequentemente vai para o bebê também.
Mamãe, vamos curtir este momento mágico da gestação com muita limpeza e cuidado bucal, dieta saudável e exercícios, o resto pode esperar!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Tratamento Odontológico na Gravidez

Dediquei este início de 2013 para falar sobre gestantes, e nossa primeira matéria será sobre a possibilidade e necessidade de intervir Odontológicamente nas mamães quando preciso. E sim isso é possível e muitas vezes faz-se necessário pensando muito na saúde e bem estar do bebê.
A gestante pode e deve receber tratamento dentário na gestação, pois o estresse da dor é mais maléfico que a ansiedade na hora do tratamento, além do que focos infeciosos devem ser eliminados.
Somente deve-se respeitar alguns períodos e tomar alguns cuidados para o tratamento como por exemplo: realizar a intervenção Odontológica no segundo trimestre da gravidez, porque nesta fase a gestante encontra-se num período mais estável e confortável. Posições adequadas deverão ser utilizadas também para prevenir sintomas desagradáveis e gerar mais conforto à gestante.
As radiografias deverão ser evitadas, principalmente nos três primeiros meses e se forem imprescindíveis, sempre usar o avental de chumbo. Quanto aos anestésicos e medicações, o profissional é capaz de determinar o mais indicado.
Mas o importante mesmo como já foi postado anteriormente é enfatizar a prevenção bucal. Esta atitude evita o desconforto da dor e o tratamento que pode ser realizado sim, mas não deixa de ser um transtorno numa fase tão linda da mulher!