Nossa, quantas e quantas vezes atendi telefonemas de mamães e papais desesperados porque a criança caiu, bateu a boca e quebrou um ou vários dentinhos... o desespero é muito grande porque o sangramento na região assusta mesmo!
Visando diminuir a aflição de vocês papais e mamães, vou postar algumas situações e dicas para quando isso acontecer com seus pequenos.
Em primeiro lugar CALMA, embora sangre muito, inche rapidamente a boca de seu filho, o desespero e a esteria só piora a situação!
Em segundo lugar, NÃO SE CULPE... crianças são muito ativas, precisam gastar energia, e estes traumas acontecem mesmo!!!
Bom, agora vamos lá: se a criança bater a boca e quebrar o dente (fratura), tanto dentes de leite quanto permanentes, recolha os pedacinhos (se possível) e leve-os juntamente com a criança ao Odontopediatra, na maioria dos casos é possível fazer uma "colagem", e assim reconstruir o dente com seu aspecto original. Se não for possível recolher os fragmentos, não se preocupe, o Odontopediatra reconstrói em resina (material próprio para isso).
Se o trama for mais forte e o dente avulsionar ( pular para fora da boquinha) há duas recomendações:
- Sendo dente de leite, não é necessário recolhê-lo, pois o reimplante não é indicado. Apenas acalme a criança, coloque gelo na região, uma gaze para estancar o sangramento e procure o Odontopediatra para o exame necessário e as devidas orientações.
- Sendo o dente permanente, é aconselhavel fazer o seu reimplante imediatamente, por isso deve-se recolher o dentinho e procurar o Odontopediatra o mais rápido possível, pois quanto antes o dente for reimplantado, maior é a chance de se obter sucesso no procedimento.
Algumas orientações para a realização do reimplante dental:
*Mantenha a calma e faça a criança morder uma gaze o pano limpo, com pressão para controlar o sangramento;
*ache o dente;
*pegue o dente somente pela coroa, não toque na raiz;
*limpe com cuidado o dente com soro fisiológico ou leite morno, sem esfregar;
*coloque o dente em um recipiente com soro fisiológico, ou leite morno, ou saliva da própria criança;
*procure o Odontopediatra imediatamente para que a reimplantação do dente permanente e sua fixação seja realizada em até uma hora após o trauma.
Bom, espero que tenha ajudado a não entrar em PÂNICO perante esta situação. Claro que em casos mais graves como sangramento nasal, desmaios, sonolência e náuseas, é importante encaminhar a crianção imediatamente ao hospital mais próximo, pois com estes sinais e sintomas o risco de um traumatismo craniano é grande. Não vale a pena correr mais esse risco.