Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sapinho????

O "sapinho" é uma manifestação bucal muito comum em crianças. Muitas vezes é diagnosticado no consultório Odontopediátrico, quando a mamãe se queixa de uma membrana branca que recobre a língua ou a bochecha de seu filho.Como não apresenta sensações desconfortáveis na criança, é relatado pela mãe que escova, remove, fica avermelhado e depois volta a aparecer... Esta é sim a candidíase ou monilíase oral, um fungo que se instalou na boquinha de seu pequeno, e não uma sujeira branca por falta de escovação (como muitas pensavam que fosse).
Só para esclarecer, a candidíase atinge crianças com baixa imunidade e também aquelas que consomem constantemente corticóides e antibióticos. É indolor, o tratamento é simples e em 7 a 10 dias ela desaparece.
 É importante destacar que uma boa higiene bucal facilita muito no tratamento, evitando que outras doenças se instalem neste período. Além do que, o pediatra deve ser procurado para acompanhar a imunidade da criança, pois o "sapinho" é sinal de que ela está com a resistência baixa, aumentando risco de doenças mais graves se manifestarem.
Vamos ficar bem atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário