Dediquei este início de 2013 para falar sobre gestantes, e nossa primeira matéria será sobre a possibilidade e necessidade de intervir Odontológicamente nas mamães quando preciso. E sim isso é possível e muitas vezes faz-se necessário pensando muito na saúde e bem estar do bebê.
A gestante pode e deve receber tratamento dentário na gestação, pois o estresse da dor é mais maléfico que a ansiedade na hora do tratamento, além do que focos infeciosos devem ser eliminados.
Somente deve-se respeitar alguns períodos e tomar alguns cuidados para o tratamento como por exemplo: realizar a intervenção Odontológica no segundo trimestre da gravidez, porque nesta fase a gestante encontra-se num período mais estável e confortável. Posições adequadas deverão ser utilizadas também para prevenir sintomas desagradáveis e gerar mais conforto à gestante.
As radiografias deverão ser evitadas, principalmente nos três primeiros meses e se forem imprescindíveis, sempre usar o avental de chumbo. Quanto aos anestésicos e medicações, o profissional é capaz de determinar o mais indicado.
Mas o importante mesmo como já foi postado anteriormente é enfatizar a prevenção bucal. Esta atitude evita o desconforto da dor e o tratamento que pode ser realizado sim, mas não deixa de ser um transtorno numa fase tão linda da mulher!
Nenhum comentário:
Postar um comentário