Pesquisar neste Blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

Importância da SALIVA para a saúde bucal dos pequenos

A saliva é um fluído lubrificante, que facilita a digestão, o paladar, tem ação antibacteriana, além de promover também a limpeza fisiológica dos dentinhos dos pequenos.
Por possuir minerais na sua composição, a saliva auxilia na manutenção da integridade da estrutura mineral dos dentes.
É válido reforçar que durante o sono, a produção de saliva diminui, se a higiene da cavidade bucal da criança não for realizada corretamente, ela também não irá contar com a proteção deste fluído natural, facilitando o surgimento da cárie.
Como curiosidade, atualmente existe um estudo realizado pelo professor da Faculdade de Piracicaba da UNICAMP, Jaime Aparecido Cury, comprovando que a goma de mascar é um aliado importante no aumento da produção de saliva, mas claro, a goma a qual ele se refere é a que não possui açúcar. O uso da goma de mascar aumenta em dez vezes o fluxo salivar, o que favorece e muito na manutenção da saúde bucal, por todas as propriedades que a saliva possui. Interessante, não?
Bom, com esta matéria é possível perceber a importância da saliva...se você notar qualquer alteração na boquinha de seu filho como boca-seca por exemplo, consulte o Odontopediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário