Pesquisar neste Blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Meu bebê já nasceu com dente??????

Antes de publicar a primeira matéria de 2o12, gostaria de desejar um FELIZ ANO NOVO, REPLETO DE REALIZAÇÕES, ALEGRIAS, SAÚDE E MUITA, MUITA SAÚDE BUCAL A TODOS!!!!
Este artigo fala sobre os dentinhos NATAIS e NEONATAIS, que, de uma maneira geral são aqueles dentes que erupcionam antes da hora. No caso dos dentes natais, quando o bebê nasce, ele já está presente em sua boquinha. Já os neonatais, aparecem de 15 a 30 dias após o nascimento da criança.
Atualmente, a causa da erupção prematura atribuí-se à posição superficial do desenvolvimento do germe dentário, o que predispõe o dente a erupcionar mais cedo. É grande a tendência familiar, ou seja o fator genético. É também mais frequente em meninas.
Nossa, que susto heim mamãe?!! Todos sabemos que os primeiros dentinhos normalmente erupcionam a partir dos 6 meses... e agora???
Bom, é muito importante procurar o Odontopediatra imediatamente para diagnosticar, primeiro se é um dente extra-numerário (a mais na boquinha do bebê) ou se já faz parte da dentição decídua. Isso é facilmente diagnosticado com a radiografia. Também é importante observar se o dente está firme ou se apresenta mobilidade... no segundo caso muitas vezes é necessário extraí-lo antes que o pequeno o engula ou aspire-o, trazendo complicações mais graves. Além do que, a presença de um dente móvel na boquinha do bebê, pode provocar dor, fazendo com que a criança se recuse a mamar.
Se o dente natal ou neonatal não estiver causando qualquer dificuldade à criança ou à mãe, ele pode ser mantido.
Por isso cada caso deve ser avaliado independentemente, para decidir se mantém ou extrai o dente em questão.
 

2 comentários: