Pesquisar neste Blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bruxismo infantil

É muito comum as mamães chegarem no consultório relatando que o filho está fazendo um barulhinho estranho com os dentes quando dorme...um croc, croc, como se estivesse comendo pedra, milho de pipoca, rsrsrsrs... Bom, traduzindo, isto é um relato típico de bruxismo infantil. Significa que ao dormir, a criança está rangendo, esfregando os dentes uns nos outros.
O bruxismo é um problema que tem afetado muitas crianças nos dias de hoje.
Pode ser caudado por vários fatores, daí o motivo de ser considerado um problema multifatorial. Por exemplo: má-oclusão (quando a mordida criança não está bem encaixadinha), tensão dos músculos da face, problemas emocionais (mudanças na rotina, crises familiares, início da vida escolar), alergias, deficiências nutricionais, presença de parasitas intestinais. Tudo isso pode desenvolver o bruxismo nos pequenos.
Claro que este hábito nocivo na maioria das vezes deve ser tratado, pois causa dores musculares, dor de cabeça, desgaste dos dentes e até danos na ATM (articulação maxilo-mandibular). Além de poder alertar aos pais de que algo pode estar errado (emocionalmente falando) na atual fase do pequeno.
E se pode ser um problema multifatorial, o tratamento deve ser da mesma maneira, ou seja: psicólogo, médico e odontopediatra devem ser consultados para o sucesso do tratamento.
 É importante esclarecer que em alguns casos, o bruxismo é uma condição normal e passageira no desenvolvimento da criança, por isso, não se desespere achando que é tudo muito complexo, procure o odontopediatra para identificar e diagnosticar adequadamente qual a real situação do hábito instalado e assim definir os melhores caminhos para o tratamento mais indicado.

Um comentário: