É claro que o diagnóstico certinho da tal bolhinha só é possível consultando o Odontopediatra, mas pelas características eu imagino o que seja...
Essa bolinha ou bolha que aparece e some na gengiva de seu filho chama-se fístula. É uma forma que o organismo da criança encontrou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja ela do dente (mais comum nas crianças), seja ela da gengiva. Não tendo por onde sair, esse pus cria um "caminho" por dentro do osso e a saída na gengiva é a fístula.
O fato é que, se a causa da infecção não for removida, essa bolhinha vai e volta, podendo provocar inchaço na face, muita dor e até mesmo febre.
E qual é o tratamento? Bom, se o problema for do dente (o que ocorre na maioria dos casos) o procedimento consiste em tratar o canal. Assim as bactérias que estão causando a infecção são removidas e a tal bolhinha vai desaparecer pra nunca mais voltar. Normalmente é necessário o uso de antibióticos. Eles serão prescritos pelo Odontopediatra.
"Ah doutora, mas meu filho não reclama de dor, não incomoda nada! Não dá pra deixar assim mesmo? Ele é tão pequeno... tem que tratar?"
Tem sim!! Toda infecção no organismo da criança requer cuidados, sob a pena de perder o dentinho precocemente ou de acontecer coisa pior, como prejudicar o dente permanente que está em formação e em contato com essa infecção. Ou ainda, afetar a saúde geral da criança.
Por isso fica então a dica: NUNCA SUBESTIME UMA INFECÇÃO.