Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Por que meu filho tem tanta cárie e o coleguinha não?

Essa é uma pergunta muito comum no dia-a-dia do consultório. As vezes a mãe questiona até com relação ao irmão mais velho dizendo: "olha doutora, esse aqui não come doces...escova os dentes direitinho... e tem cárie! Já o mais velho é relaxado, come doces o dia inteiro e nada de cáries"!! O que acontece?

Acontece o seguinte: a cárie é uma doença multifatorial, isso significa que ela não tem uma causa única, mas é fruto de uma combinação de fatores. Pra ela acontecer precisamos de 4 elementos: o dente (oh!), bactérias, comida para as bactérias e ainda o tempo (porque a cárie não se forma de um dia para o outro).
A bactéria principal causadora da cárie é o Streptococcus Mutaes, que produz ácidos que em contato com dente por um longo tempo podem provocar a cárie. E estas bactérias se alimentam de tudo que comemos, por isso os alimentos (resíduos) por muito tempo na boca, alimentam essas bactérias que por sua vez vão produzir seus ácidos que desmineralizam, corroem os dentes dos pequenos, formando "buraquinhos" e a cárie está instalada.
Mas pra complicar mais um pouquinho não é só isso. Esses 4 fatores têm que estar presentes, mas ainda existe outro elemento que predispõe ou não à criança a ter cáries: a SALIVA. Existem salivas que são "melhores"(pH mais alcalino) e há salivas"piores"(pH mais ácidos). Ambientes ácidos favorecem a cárie com certeza.

Portanto, pensando em todas essas combinações, não resta dúvida: escove os dentes de seu filho direitinho e não conte com a sorte. A escovação é a única maneira de driblar todos esses fatores que causam a cárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário