Pesquisar neste Blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BOLHINHA NA GENGIVA: O QUE É?

"Doutora, tem uma bolhinha na gengiva do meu filho, ela aparece, permanece por um tempo, solta pus e depois some. Por que acontece isso? O que pode ser?"
É claro que o diagnóstico certinho da tal bolhinha só é possível consultando o Odontopediatra, mas pelas características eu imagino o que seja...
Essa bolinha ou bolha que aparece e some na gengiva de seu filho chama-se fístula. É uma forma que o organismo da criança encontrou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja ela do dente (mais comum nas crianças), seja ela da gengiva. Não tendo por onde sair, esse pus cria um "caminho" por dentro do osso e a saída na gengiva é a fístula.
Essa infecção nas crianças normalmente ocorre por uma cárie muito profunda que atinge o canal do dente, ou ainda por um trauma (pancada) que provoque a necrose da polpa do dentinho (a morte do nervo do dente). Raramente, em crianças, essa infecção ocorre por problemas gengivais, já que nos pequenos a formação de cálculo (tártaro)é menos frequente.
O fato é que, se a causa da infecção não for removida, essa bolhinha vai e volta, podendo provocar inchaço na face, muita dor e até mesmo febre.
E qual é o tratamento? Bom, se o problema for do dente (o que ocorre na maioria dos casos) o procedimento consiste em tratar o canal. Assim as bactérias que estão causando a infecção são removidas e a tal bolhinha vai desaparecer pra nunca mais voltar. Normalmente é necessário o uso de antibióticos. Eles serão prescritos pelo Odontopediatra.

"Ah doutora, mas meu filho não reclama de dor, não incomoda nada! Não dá pra deixar assim mesmo? Ele é tão pequeno... tem que tratar?"

Tem sim!! Toda infecção no organismo da criança requer cuidados, sob a pena de perder o dentinho precocemente ou de acontecer coisa pior, como prejudicar o dente permanente que está em formação e em contato com essa infecção. Ou ainda, afetar a saúde geral da criança.
Por isso fica então a dica: NUNCA SUBESTIME UMA INFECÇÃO.

200 comentários:

  1. Qual antibiótico é recomendado. Levei minha filha ao dentista e ele passou apenas água morna com sal fazer bochecho varias vezes ao dia para a fístula estourar.....

    ResponderExcluir
  2. Olá Edri, normalmente é indicada a Amoxixillina em Suspensão, porém fatores como peso, idade e dosagem devem ser considerados antes da utilização. Por isso a prescrição deste medicamento deve ser feita pelo profissional capacitado, evitando superdosagens e até possíveis quadros alérgicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, meu nome é Alícia, faz uns dias q eu passei no dentista e hoje reposto umas pequenas bolinhas brancas na minha gengiva, são bem pequenas mesmo, não saiu pus ainda nem nada, não dói, mas oq pode ser?

      Excluir
    2. Bom dia Alicia, difícil falar sem avaliar pessoalmente... procure seu dentista para averiguar certinho.

      Excluir
  3. olá! meu bebê tem uma aninho e tá cheio de pus na garganta e em volta dos dentinhos ,estava com febre muito alta e o médico aplicou uma injeção de bezetacil e outra de dipirona, o que pode ser me ajude, estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, assim sem examinar não consigo afirmar um real diagnóstico do que ocorre com seu bebê. Mas pelo seu relato, é possível que ele esteja com estomatite por conta das bolinhas na gengiva associada à uma infecção na garganta. Mas o importante é que você procurou o médico e seu bebê já foi medicado. Fique tranqüila, que é pra ele melhorar. Os sintomas de dor, podem ser reduzidos se você realizar uma higiene cuidadosa da boquinha com água oxigenada volume 10, umidecendo uma gaze e cuidadosamente passando sobre os dentinhos. É importante mesmo com essas bolhinhas realizar a limpeza, porque o acumulo de alimentos desfavorece a recuperação da criança. Nestes primeiros 7 dias, também é importante oferecer uma alimentação mais pastosa, mais fria e nada de alimentos ácidos. Assim, enquanto a medicação não faz efeito, consegue-se aliviar esses sintomas tão desagradáveis aos pequeninos.

      Excluir
    2. Olá, doutolá, meu filho também está com uma bolha com puz, e fica um tempinho e desaparece,e ela estoura. E hoje liguei pra odontopediatra ela já tinha encerrado,e agora só em janeiro. Será que eu posso está levando ele em outro médico? Levei ele no médico daqui do posto e, ele disse que era uma lesão e passou nestatina e tô usando mas não está servindo,e o que acontece com meu filho e desse mesmo jeito daí da descrição. Ele tem 2 anos! Tô bastante preoucucpada por favor me responde!

      Excluir
    3. Olá, doutolá, meu filho também está com uma bolha com puz, e fica um tempinho e desaparece,e ela estoura. E hoje liguei pra odontopediatra ela já tinha encerrado,e agora só em janeiro. Será que eu posso está levando ele em outro médico? Levei ele no médico daqui do posto e, ele disse que era uma lesão e passou nestatina e tô usando mas não está servindo,e o que acontece com meu filho e desse mesmo jeito daí da descrição. Ele tem 2 anos! Tô bastante preoucucpada por favor me responde!

      Excluir
    4. Da primeira fez que apareceu,foi só uma mas agora apareceram 2 em dois dentes diferente!

      Excluir
  4. olá meu nome é silvia e fiz um canal e estou com fistula na gengiva bem na direção do dente que fiz o tratamento de canal! será que foi mal feito? o que pode ter acontecido? estou incomodada!

    ResponderExcluir
  5. olá, meu nome é Patricia tenho uma filha de 7 anos. e é primeira vez que a gengiva dela inframa. estar com bolinhas de pus.já deu febre nela. e estou preocupada não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, desculpe a demora em responder, mas tive um pouco de dificuldade de acessar o blog esses dias....olha, se são várias bolhinhas provavelmente caracteriza uma estomatite, porque quando a infecção é do dente, é uma única bolhinha de pus sobre um único dente. Seria indicado você procurar um Odontopediatra ou um pediatra para avaliar melhor. Mas por enquanto evite alimentos ácidos e quentes pra não agravar os sintomas.

      Excluir
  6. Ola meu nome é barbara e tenho um filho de 5 anos e onde é pra nascer o primeiro molar permanente saiu tipo um nervinho vermelho e drpois ficou branco,sendo q esta um pouco inchado a gengiva no local. Oq é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, pelo que você está me relatando possivelmente é a gengiva que por estar se rompendo e inchada sofre uma espécie de pressão tanto do dente superior quanto do dente que está irrompendo, então ela fica isquêmica, bem esbranquiçada mesmo...isso vai melhorar conforme o dente for acabando que romper. Se não melhorar em até 15 dias melhor procurar um Odontopediatra.

      Excluir
  7. Olá, Doutora!
    Minha filhinha a de 4 anos e oito meses, está com uma bolha de pus na gengiva, ela não sente dores, porém no dente logo abaixo da bolha tece uma restauração que caiu, o que pode ter ocasionado a bolha e se isso é muito grave??? Fico esperando Um resposta, obrigada
    !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keke, pelo seu relato é provável que seja um quadro tipico de canal. O fato do dente ter ficado sem a restauração pode ter evoluido para situação. Não é grave desde que seja realizado o tratamento endodôntico deste dentinho, pois onte tem pus tem infecção, e infecção não faz bem para a ´saúde bucal e geral da sua pequena.
      Procure um Odontopediatra para já intervir, quanto antes melhor.

      Excluir
  8. Olá, apareceu uma bolha de pus na minha gengiva na parte superior, essa bolha some e aparece quase sempre, mas não doe, me preocupei pq ja faz um tempinho. Isso ocorreu depois que fiz um tratamento do dente. E apos o tratamento o dente ficou um tempo sensível e depois apareceu essa bolha. O que eu faço para que essa bolha desapareça??

    ResponderExcluir
  9. Oi, na minha filha de vez em quando aparece a fístula, ela tem 5 anos e o dente é de leite. Foi devido a uma pancada. O dentista que diagnosticou disse que não preciso fazer nada , que o dente vai cair. Esta correto? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, provavelmente o Dentista disse isso pela idade da sua filha....isso indica que o dentinho ja está pra cair. Do contrário, é indicado tratar o canal sim, ou até mesmo extrair o dente, porque fistula é indício de infecção e isso não faz bem para saude bucal e geral da criança.

      Excluir
    2. Bom dia,minha filha tem 6 anos e apareceu uma fistula acima de um dentinho que está mole,quando cair o dente a fistula desaparece?

      Excluir
  10. Ola dutora sou priscila meu filha tem um ano e dois meses e ainda ñ tem os dentinhos de traz e apareseu uma bolha na parte de cima atraz e esta escura eu achava q era o dentinho q estava naicendo mas quando vi q esta escura estou achando q e outra coisa estou precupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, as vezes aparece mesmo essas bolhas quando o dentinho está pra nascer....é até comum, mas seria importante você levar sua pequena para uma consulta para se avaliar melhor.

      Excluir
  11. Há 20 dias descobri uma fistula na gengiva superior de meu filho de 12 anos. Já levei em duas dentistas, q fizeram rx e disseram q não havia necrose. Uma queria abrir pra ver o q tem dentro. Corri pra outra q acha ser uma má_formação dentária ou foi o aparelho móvel. Já marquei outra dentista. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  12. Olha Cyntia, sem ver o rx fica muito dificil dar um diagnostico... pode ser canal, má formação e até uma fistula gengival por problema periodontal. Deve-se investigar mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Oi estou com duvida, arranquei um dente do siso e infeccionou agora estou com dores nos dentes da frente e um monte de bolinhas na gengiva isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai depender muito de como foi a cirugia...se foi uma extração dificil, é normal os demais dentes ficarem doloridos poque provavelmente apoiou-se neles pra conseguir remover o dente do siso . E as bolinhas provavelmente são pequenas aftas que surgem pelo trauma da extração ou até mesmo da anestesia. Mas seria uma suposição da minha parte, o ideal é que você procure seu dentista pra ele reavaliar.

      Excluir
  14. ola doutora

    apareceu uma bolinha na gengiva assim que me machuquei escovando, nao doi e nao tem pus o que pode ser

    ResponderExcluir
  15. Dotoraa minha filha tem tres aaninho ela caiu o dente quebrou mais fis duas sesao d niclorzor mais agora deuu uma bolha d pus em cima d dente ela ta tomando amocixilina d 8h 8 h ela vai arraca o dentinho d leite ta certo essa comanda?

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é Fernanda e tenho um um filho de 7 anos que está com uma bolha avermelhada atraz dos sentindo de baixo. Ali não tem nenhuma cárie e é bem branquinho os dentes dele. Uma vez levei ele em uma dentista pra dar uma olhada em alguns pontinhos de cárie em um dente ou outro e ela disse que está tranquilo porque eram dentes de leite ainda. Mas nessa época não havia bolinha nenhuma que aparece depois estoura e retorna a aparecer. O que pode ser? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  17. Olá, doutora, eu tinha uma bolha na gengiva e aí quando foi escovar os dentes estourou. O que acontece depois disso? Pode se prolificar? O que acontece? Estou em dúvida que isso pode se espalhar para o dente.

    ResponderExcluir
  18. Olá. . Meu filho tem 9 anos e esta com uma cárie num dente que esta molinho.. como eu achei que o dente ia cair logo pensei que não precisava tirar a cárie. . Mas agora apareceu uma bola vermelha bem em cima do dente.. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  19. Olha, se o dente ja está molinho o correto é remove-lo....

    ResponderExcluir
  20. Oiii. Meu filho tem 3 anos e 11 meses, os dentes sao de leite e apareceu esse bolinha de pus na gengiva dele, na parte de cima. Escovo o dente dele a cada reificao. Por favor me de uma orientacao

    ResponderExcluir
  21. Débora, pelo seu relato trata-se de uma indicação de endo mesmo, que pode ter ocorrido por trauma também se o dente nao tiver cárie. Você não lembra se houve alguma batida nesse dentinho? É difícil diagnosticar, por isso o mais indicado é procurar um Odontopediatra para avaliar e indicar o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele bateu esse dente sim, mas tem muito tempo. E o dente dele nao tem nenhuma carie. E ele nao reclama de dor. O odontopediatra na rede pública nao tem. E ele tbm nao tem plano odontologico. Muito obrigada por ter respondido

      Excluir
  22. Boa noite!
    Meu filho depois de aparecer uma fistula fez tratamento de canal por causa de uma reabsorção no dentinho. Faz 8 dias hoje. Logo que fez notei qua a fistula tinha diminuído, mas agora acho que está grandinha de novo. Isso é sinal que o tratamento de canal não deu certo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente.... a não ser que seu filho tenha passado por uma queda de imunidade, febre alta, alguma infecção...isso poderia provocar uma nova fístula.

      Excluir
  23. Ola, meu nome e fabiana.
    minha filha de 9 anos tem um dente de leite com carie e mole, mas tem uma fistula nele. Pode extrair logo sem uso de antibioticos, ou náo tem como extriar sem tomar remedio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, é mais seguro fazer uso de antibiótico antes da extração do dente sim. A fístula é sinal de infecção por isso o antibiótico faz-se necessário.

      Excluir
  24. Boa noite meu bebê tem 2 anos e 4 meses os dentinhos superiores dele ja nascem estragados os de baixo nascem normal mesmo eu escovando 3 vezes ao dia vira e mexe aparece bolha na boca dele em.cima do dente superior levei ele na odontopediatria qd começou surgir os.primeiros dentes que logo vi que estavam estragados ela me disse pra esperar ele fazer 3 anos para poder mexer só que qd vi a bolha na.primeira vez levei na dentista do posto de saúde ela.me disse que como ele não deixa.mexer teria que amarrar ele pra mexer no dente mas ñ ģostei da ideia ate pq ele e um bebe agora ñ sei o que faço me ajude por favor

    ResponderExcluir
  25. Oi Vania, entendo seu receio, mas nessa idade faz se necessário conter o bebê para realizar o tratamento sim. Seu filho ainda não tem entendimento da necessidade do tratamento e com certeza não irá cooperar. Por isso está indicada a técnica da contenção para a segurança da própria criança também. Quanto mais tempo passar mais se agrava o problema, então procure um profissional da sua confiança para realizar o tratamento o quanto antes.

    ResponderExcluir
  26. Oii,meu nome é Lorena e tenho um filho de 1 ano e 3 meses,ele tem 8 dentes,e agora está nascendo os 4 chatos de uma vez,e além de muito inchado de um lado na parte de cima tem tipo uma bolsa de pus,parece aquelas verugas,mais é de pus,apareceu ontem,isso é normal quando ta nascendo os dentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena é normal sim, toda irrupção dentária provoca uma inflamação local de maior ou menor intensidade...nos casos mais intensos podem se formar essas bolhas avermelhadas, como um hematoma ou pus.

      Excluir
  27. Oi minha filha tem 7 anos os 2 dentes da frente da parte de cima cairam e estao nascendo a presa esta mole e tem 2 dias q a gengiva dela esta muito vermelha e inchada encima da presa q esta mole eo q esta nascendo isso é normal ou tem algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, aos sete anos ainda não é hora do canino(presa) exfoliar, mas pode acontecer.Seria interessante marcar uma consulta com o odontopediatra para avaliar mais de perto..

      Excluir
  28. fiz um tratamento de canal a uns 5 anos atraz.um ano depois ele caiu todo.apareceu uma fistula que vai e volta.mas de uns dias pra ca aparece uma bolinha amarela com pus em cima da fistula e estoura.nao doi sinto que pula as veses mas nao doi e nem incha a face.eu amamento.sera que posso tratar com cefalexina?ja fui ao dentista e ele viu mas dise que era assim mesmo.ja fiz tratamento com amoxilina mas nao adiantou.hoje a fistula ta rigida na gengiva mas estoura pus igual...bem pouco mas sai.o que faço to preocupada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode responder esta pra mim dr? Não obtive resposta(marcinha)

      Excluir
  29. Oi meu filho de 6 anos está com duas bolhinhas na gengiva, o dentista falou q seria melhor fazer canal ou arrancar os dentinhos, o q vc me recomenda? Canal é muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre o melhor a fazer é manter o dentinho, pra isso o melhor é tratar o canal.

      Excluir
  30. meu filho de seis anos perdeu dois dentinhos de leite na parte de baixo e o um dos dentes esta nscendo por dentro da gengiva,nao no lugar que tirou o outro.pufavor me ajude o q faço?

    ResponderExcluir
  31. Difícil fala sem avaliar, mas seria bom levá-lo ao Odontopediatra pra ver se precisa tirar o outro também. Mas não fique aflita, é frequente isso acontecer, porque o dente permanente é bem maior que o dente de leite.

    ResponderExcluir
  32. Olá sou Tatiane, meu filho de 5 anos teve uma cárie e foi tratada, primeiro a doutora fez um curativo para tirar a inflamação, voltamos quarta feira e ocorreu tudo bem, ela retirou o curativo e colocou a massinha, porém hoje dois dias após o procedimento apareceu uma bolinha na gengiva... Até quarta não tinha nada... Foi só mexer... O q pode ser?? Pq só tirou o curativo e colocou massinha... To desesperada!!! Hj é sábado!!! Ele diz q não dói, mas dei um anti inflamatório ( decadron ) pra ver se melhora ... Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! Provavelmente terá que tratar o canal do dentinho... Isso pode ocorrer sim quando a cárie esta profunda. Não se desespere não, o canal é tranquilo de tratar e com 5 anos a criança já coopera muito bem. A bolhinha é sinal de infecção, por isso o canal deverá ser tratado. Mas é claro que estou supondo tudo isso, o correto é vc entrar em contato com o Odontopediatra pra ele avaliar certinho. Infelizmente sou de Promissão, interior de SP... Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Muuuito obrigado!!! Só fiquei desesperada pq aconteceu só depois q ela trocou o curativo.... Até então não tinha nada.... 😓😓 imagens q vc não é daqui.... Obrigado msmo!!! Hj Diminuiu bem ... Mas to me sentindo uma pecima mãe ...
      Obrigado mesmo pela atenção
      Ótima semana

      Excluir
  33. Vc é de Piracicaba? Tem consultório aqui? Sou de Pira!!

    ResponderExcluir
  34. Oi, meu nome e welisson
    Faz 2 meses que apareceu uma bolha pequena abaixo do dente.vemelha, que sair secrecao..
    Meu dente e o sisu e esta careado.
    E essa bolha nao some.
    Se vc podece me da sua opniao..
    Agradeco, obrigado

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Sou Tamara! Minha bebe de 1 e 4 meses está com afita na pontinha da língua e bolhinhas na gengiva e até nos dentinhos (entre os dois da frente ) oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamara, difícil fazer um diagnóstico assim sem examinar.... Pode ser estomstite, ou somente aftas mesmo.... O bom ser você levá-lo ao Odontopediatra para uma avaliação mais precisa.

      Excluir
  37. Olá , no caso do meu filho a bolha é em um dente que está pra nascer , o que ffaço?faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe esqueci de colocar neu nome se Andrezza

      Excluir
    2. Desculpe esqueci de colocar neu nome se Andrezza

      Excluir
  38. Oi Andrezza, pode aguardar pra ver se o dentinho irrompe sozinho, caso não aconteça no período de até 15 dias procure o Odontopediatra para avaliar.

    ResponderExcluir
  39. Olá Dr.a, meu nome é Cleber, preciso de uma informação onesta que talvez só vossa senhoria possa me dar.
    Em 2010 foi feito um tratamento de canal em um dente da frente na parte superior, o dente nao doeu mais, mas demorou ficar solido, ainda hoje sinto uma pequena sensibilidade na gengiva acima dele e de uns seis meses atrás pra cá vem aparecendo uma pequena fistula também acima dele.
    Neste dente tem um pino de ferro que ajuda a sustentar uma ponte fixa de seis elementos colocada recentemente.
    Observe que o dentista não pediu uma radiografia para ver se estava tudo ok com os dentes que sustenta esta ponte.
    Dr.a, minha pergunta é a seguinte; esta fistula pode me causar grandes problemas no futturo do tipo uma bactéria minar para meu coração ou um cancer? O meu organismo pode acabar com esta infecção com o passar do tempo?
    Dr.a, a senhora está entendendo minha situação?
    Me ajuda?
    Dês de já muitíssimo obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Olá Cleber, desculpe mas minha área é Odontopediatria... Para que fique tranquilo com relação a esse dente que vc relatou é importante que procure um endodontista, cuja especialidade é canal. Ele sim poderá avaliar com mais precisão!

    ResponderExcluir
  41. meu dente caiu mais ainda ta a raiz , e deu uma bolha , minha bochecha enchou iq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um profissional para avaliar se ainda dá para recuperar o dente ou se precisa fazer extração do mesmo.

      Excluir
  42. oi sou mary tenho um sobrinho de 2 meses e deide dos 7 dias de vida ele apareceu com uma bolha na parte de baixo da gengiva e ele baba muito queria saber sua opniao

    ResponderExcluir
  43. oi sou mary tenho um sobrinho de 2 meses e deide dos 7 dias de vida ele apareceu com uma bolha na parte de baixo da gengiva e ele baba muito queria saber sua opniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, é difícil falar sem fazer um exame clínico.... Pode até ser um dentinho neo natal que chegou antes do tempo... Mas o melhor é procurar um Odontopediatra para diagnosticar com certeza do que se trata! 😘

      Excluir
  44. Oi Dotola, há três anos atrás me filho fraturou a raiz do dente central superior após queda. Apareceu uma fistula que melhorou após do de antibióticos. A indicação do dentista seria extraí-lo, mas não deixei por causa da sua idade e por ela já não ter o dente ao lado por um defeito genético. Agora, após três anos, hoje ele estando com 6 anos, voltou a fistula. O que devo fazer? Será q tem mesmo que extrair? Se extrair, será que o dente vai demorar muito a nascer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o correto seria tirar uma radiografia para avaliar.... Mas pela idade que ele está agora, é provável que a raiz já esteja bem reabsorvida... O que indicaria que o dente já está pra trocar. Aí, a extração seria necessária sim. Acredito que pela idade o permanente não demora pra vir não.

      Excluir
  45. OLA ME CHAMO ALINE BORGES
    meu filho tem 3 anos e apareceu uma bolha encima do dente dele na gengiva ,levei ele na pediatra e ela disse q talvez teria sido um trauma e passou uma pomadinha mas estou com mais de 7 dias e ainda não sumiu mas diminuiu de tamanho e o dentinho dele tem carie...estou preocupada se não desaparecer o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  46. Olá Aline! Se o dentinho tem cárie é bem provável que tenha dado canal, pois uma das características é essa fistula encima do dente. Procure o ODONTOPEDIATRA para avaliar melhor e iniciar o tratamento caso seja canal mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Olá Boa Tarde meu nome é Natália aos 7 anos minha filha fez um tratamento de canal, desde os 6 anos ela vai na mesma odontopediatra, mas de lá para cá, de seis em seis meses a fístula aparece, levo-a na dentista toma drena, toma amox, volta faz rx, põe "massinha".... Agora está novamente, pego no pé dela em relação a escovação, observo, ensino, não sei mais o que eu faço...

    ResponderExcluir
  48. Oi Natália.... Seria importante você se informar se o canal foi tratado e obturado ou se só é realizada a troca do curativo. O canal tratado normalmente não fistula mais, a não ser em casos em que a criança tem uma queda na resistência, ou baixa imunidade. O curativo sim, volta a infecção porque o remédio utilizado vai perdendo o efeito com o passar do tempo...
    Mas isso tudo não é regra, mesmo porque se a "massinha" cai ou fratura, o canal pode sofrer uma infiltração e aí sim aparecer a fistula novamente.... Então não dá pra fazer um diagnóstico, só dá pra tentar esclarecer...

    ResponderExcluir
  49. Dra. Boa noite,
    Minha filha a uns dois meses, apareceu com uma bolinha com ponta na gengiva porém nao reclamou de dor, levei a odontopediatra que estourou ...agora a bolinha voltou no memso lugar. Ja foi feito raio x e ela n tem cárie...e nao sente dor nem febre...to preocupado em ser algo mais grave...

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde, Vítor provavelmente sua filha bateu esse dentinho, pois não é só cárie que dá canal, o trauma é um fator que provoca muitas vezes a necrose da polpa dentária. Isso pode ocorrer muito tempo depois, talvez vc nem nem se lembre, às vezes por não machucar a boquinha a criança bate e nem fala nada... Tente puxar pela memória.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde doutora, levei minha filha no dentista por uma fistula na gengiva. ele disse que pode ser por uma bactéria num dentinho que uma ano atrás foi tratado de uma carie. Minha pergunta é, se essa carie estava tratada e fechadinha. como pode ter se infiltrado bactérias. A fistula apareceu uns 3 meses atrás, o dente foi restaurado faz um ano quase. Ela esta com antibiótico e precisa fazer canal.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.... Se a cárie estava muito profunda pode dar canal sim....

      Excluir
  52. Boa tarde Dra! Meu filho de 3 anos bateu o dentinho superior da frente, levei ele no odontopediatra, tirou um RX, ela disse que tem uma lesaozinha,sem fistula... que vai ter que acompanhar com RX a cada 3 meses...ela disse que canal nao adianta,por ser dente de leite...tem algum medicamento que diminua essa lesão para que ela nao aumente? Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá... Não tem medicação que diminua a lesão... É importante fazer o acompanhamento radiográficas realmente para fazer um controle e se fistular por exemplo, aí sim tratar o canal. Com três aninhos realmente é mais difícil tratar o canal, o que acabaria com a lesão.... Já que não dói e ainda não tem pus (fistula) o acompanhamento seria o mais viável.

    ResponderExcluir
  54. Ola
    Meu nome è marco,e queria saberse estoua ser bem tratado ou nao.acontece o seguinte.
    Doeu-me um dente e quando fui ao dentista disse que era um siso que precisava de ser desvitalizado.
    Bem logo no 1 processo quand fui para casa e ate ao 2 dia de tratamento tive dores,depois durante o 2 processo tive dores de morte mesmo com anestesias,e quando fui para casa no dia seguinte mais dores ainda,e agora apareceu uma bolhinha na gengiva..falta'me uma 3 sessao à qual eu ja me questiono se estareia ser bem tratado,porque penso eu que ja nao deveria doer nada..ou sera normal no processo isto acontecer??

    ResponderExcluir
  55. Olá meu filho tem um ano e 2 semanas,com 4 meses ele começou a nascer os dentinhos sem muitos incômodos.no momentos estar nascendo uns 4 dentes de uma única vez sendo q um deles invés de sair o dente estufou a gengiva e saiu um
    pedacinho de carne e ta com pus ele porque isso aconteceu?o q fazer?

    ResponderExcluir
  56. Cisto de erupção ou Hematoma de erupção...Esse é um processo inflamatório muito comum, pode acontecer mesmo. Ainda mais que nessa fase os bebês colocam tudo na boca, pode inclusive ter machucado o local e por isso essa "carninha" com pus. procure um Odontopediatra para avaliar, provavelmente terá que entrar com mediação para eliminar o pus e melhorar o desconforto, além de orientação sobre alimentação e higienização.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia meu filho saiu um pedacinho de carne na gengiva observei q logo atrás vem nascendo um dente o q vai acontecer com esses pedacinho de carne será q vai ser preciso retirar?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia! Isso acontece por conta da irrupção do dentinho.... Fique tranquila que o próprio organismo da criança reabsorve....

    ResponderExcluir
  59. Porque esse processo de primeira dentição o bebê não co.e?existe algo pra estimular o apetite?

    ResponderExcluir
  60. O bebê perde o apetite porquê o q fazer ?quando termina essa fase chata?

    ResponderExcluir
  61. Porque esse processo causa uma inflamação na boquinha do bebê... Um desconforto mesmo. Alimentos leves, gelados e sem acidez aliviam esse processo e facilitam a alimentação.

    ResponderExcluir
  62. O meu filho nasceu os dentes de leite com falhas uns meio distantes do outro futuramente ele terá q usar aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, muitas crianças têm esses espaços que chamamos de diastemas. Quando o permante irrompe, normalmente ele é 2 a 3 vezes maior que o dente deciduo, por isso ele acaba preenchendo esses espaços.

      Excluir
  63. Saiu três bolhinhas na gengiva da minha finha e o dentonho dela esta mole isso é normal

    ResponderExcluir
  64. Olá doutora eu estou com uma bolinha eu mesma antes estourava tanto saia pus no céu da boca ou em cima do dente e agora não estar mais estourando só dói quando eu aperto e sai um líquido transparente e um pouco de pus mais dói muito quando eu preciono o que fazer (obs: eu fiz canal mais não dei continuidade )

    ResponderExcluir
  65. Olá doutora eu estou com uma bolinha eu mesma antes estourava tanto saia pus no céu da boca ou em cima do dente e agora não estar mais estourando só dói quando eu aperto e sai um líquido transparente e um pouco de pus mais dói muito quando eu preciono o que fazer (obs: eu fiz canal mais não dei continuidade )

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  67. Doutora minha filha tem 5 anos e o dente de trás dela esta muito cariado já caiu um pedaço do dente e agora apareceu uma bolinha de pus em baixo do dente cariado ela reclama de muita dor. ..ela reclama d muita dor levei ela a odonto pediatra e ela passou amoxicilina pra da pra ela pra desinflamar o dente dela pra poder mexe a médica disse que tem que fazer um canal mas agora eu não estou com condições financeiras para paga o canal e estou querendo extrai o dente, tem algum problema em extrai esse dente de trás agora?

    ResponderExcluir
  68. Doutora minha filha tem 5 anos e o dente de trás dela esta muito cariado já caiu um pedaço do dente e agora apareceu uma bolinha de pus em baixo do dente cariado ela reclama de muita dor. ..ela reclama d muita dor levei ela a odonto pediatra e ela passou amoxicilina pra da pra ela pra desinflamar o dente dela pra poder mexe a médica disse que tem que fazer um canal mas agora eu não estou com condições financeiras para paga o canal e estou querendo extrai o dente, tem algum problema em extrai esse dente de trás agora?

    ResponderExcluir
  69. Doutora minha filha tem 5 anos e o dente de trás dela esta muito cariado já caiu um pedaço do dente e agora apareceu um bolinha de pus em baixo do dente cariado ela reclama de muita dor.. levei ela a odonto pediatra e ela passou amoxicilina pra da pra ela pra desinflamar o dente dela pra poder mexe a médica disse que tem que fazer um canal mas agora eu não estou em condições financeiras para paga o canal e estou querendo extrai o dente tem algum problema em extrai esse dente de trás agora

    ResponderExcluir
  70. O correto realmente seria tratar o canal por conta da idade da sua filha.... Esse dente do fundo normalmente vai cair só com 11 ou 12 anos. Se você extrair agora ela ficará muito tempo sem o dente, o que acarretaria outros problemas.

    ResponderExcluir
  71. Oi Doutora, encontrei seu blog pesquisando sobre fistula e me interessei pelos os comentários e pela maneira que responde aos mesmos com clareza. Bem eu gostaria que pudesse me responder, pois estou muito preocupada meu filho tem 5 anos e 8 meses e no final de dezembro de 2014 eu vi uma fistula no dente dele (um dente que teve um trauma com mais ou menos uns 2 anos de idade) levei ele urgente na dentista, tanto por ele ter um grau de sopro mesmo pequeno não pode ter nenhuma infecção por bactéria ai ele tomou antibiótico e fez canal depois de um ano agora em fevereiro notei novamente uma fistula no mesmo lugar, levei novamente na mesma dentista e retratou o canal e agora depois de um mes continua com a fistula.a minha preocupação só aumenta pois levei ele em outra dentista que fez radiografia e disse que o dente tem pouca raiz não ira adiantar retratar o canal o mais aconselhável é extrair. Fiquei triste por ter que tirar o dente assim antes do tempo, mais ainda tenho duvidas será que com antibiótico forte mataria essa infecção sem a necessidade de extrair e sem mais problemas devido ao coração

    ResponderExcluir
  72. o dente dele é na parte superior o central o que vai demorar mais pra trocar, os dentinho inferior ainda esta bem firme.

    ResponderExcluir
  73. Olá Marcia! Se pela radiografia mostra que a raiz já está reabsorvendo e se o canal já foi tratado duas vezes, é fator que a extração seria sim a melhor solução. O antibiótico no caso so iria mascarar a infecção, ou seja, passando o efeito da medicação volta a fistula, o pus... E isso sim seria preocupante.

    ResponderExcluir
  74. Olá doutora, minha filha tem 8 anos, estava em tratamento com um médica q sofreu acidente e n pode mais atende lá, nesse tempo criou um bola na genguva, fiquei desesperada, fui com ela em outra odontopediatria que pediu um raio x e achou melhor retirar i dente, entrou com o antibiótico tem seis dias, diminuiu a bolinha mas n saiu completamente. Quanto tempo demora para sumir por completo? Será que é o caso se uma drenagem?

    ResponderExcluir
  75. Olá Marcia, se ela não regredir com os 7 dias de antibiótico, provavelmente só quando remover o dentinho. Normalmente não precisa drenar.

    ResponderExcluir
  76. Oi boa noite apareçeu uma bolhinha de pus na gengiva do meu filho ele tem 2 anos e 7 meses..so que antes disso acontecer eu o levei em uma ordontopediatra pra restaurar a ponta do dentinho dele q tinha quebrado.e ela mexeu de mais no local..abriu um profundo buraco sem necessidade..pois o dente dele so estava esfarelado nao era preciso furar..ela foi tão estupida q chegou a machucalo furanco a boca dele com o motor..o que eu faço?? Me ajude por favor..

    ResponderExcluir
  77. Oi boa noite apareçeu uma bolhinha de pus na gengiva do meu filho ele tem 2 anos e 7 meses..so que antes disso acontecer eu o levei em uma ordontopediatra pra restaurar a ponta do dentinho dele q tinha quebrado.e ela mexeu de mais no local..abriu um profundo buraco sem necessidade..pois o dente dele so estava esfarelado nao era preciso furar..ela foi tão estupida q chegou a machucalo furanco a boca dele com o motor..o que eu faço?? Me ajude por favor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina! Provavelmente deu canal nesse dentinho, a bolhinha pus é um indício disso.
      Procure um outro Odontopediatra, que te passe confiança para realizar o procedimento, sem traumas.

      Excluir
    2. Mas o dente dele é de leite quer dizer então que não nascerá um outro??

      Excluir
  78. Meu filho de 8 meses esta c esse sintoma na presa, e ele ainda nao tem dentes! O que pode ser? Os dentes ? Ou infeccao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente os dentes... Muitas vezes antes de erupcionar eles apresenta uma espécie de bolha ou hematoma. Procure o Odontopediatra para avaliar melhor.

      Excluir
  79. Boa tarde Doutora...
    Minha filha tem 8 anos e apareceu uma bolha na gengiva há 3 semanas..em frente ao dente permanente que está nascendo.. não dói ..nao vaza..não tem cárie
    levei ao dentista e fizemos rx.. não deu nada.. a dentista falou que não sabe o que é...
    A bolha e na cor da gengiva porém as vezes fica esbranquiçada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Este é um caso que é praticamente impossível dar uma resposta sem avaliar pessoalmente... Sinto muito não poder ajudar, talvez se procurar um profissional mais experiente possa chegar a uma conclusão.

      Excluir
    2. De qualquer forma... obrigada por sua atenção

      Excluir
  80. Olá,minha filha tem 8 anos, os dentes caninos demoraram bastante a nascer,e onde está nascendo o primeiro saiu no pé da gengiva um ponto amarelado que no segundo dia ficou maior e dorido,não escorre nada dele,ao redor está vermelho e um pouco inchado.
    Será que é por causa do dente que está nascendo?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melyssa... Pode ser sim, pois a erupção dos dentinhos sofre um processo inflamatório que é fisiológico, ou seja, normal do organismo... Só não costuma acontecer de ter pus( esse amarelo que vc relata) talvez por conta da inflamação ela tenha machucado com algum alimento... Convém investigar... Procure o Odontopediatra pra uma avaliação mais precisa.

      Excluir
  81. Olá dr. . Meu bebe tem 9 meses e nasceu 2 dentinhos em baixo e um em cima pensava que tava nascendo o terceiro mas olhei direito e não era outro dente .. Era uma bolinha de pus não sei o que é estou preocupada me ajuda

    ResponderExcluir
  82. Olá dr. . Meu bebe tem 9 meses e nasceu 2 dentinhos em baixo e um em cima pensava que tava nascendo o terceiro mas olhei direito e não era outro dente .. Era uma bolinha de pus não sei o que é estou preocupada me ajuda

    ResponderExcluir
  83. Olá dr. . Meu bebe tem 9 meses e nasceu 2 dentinhos em baixo e um em cima pensava que tava nascendo o terceiro mas olhei direito e não era outro dente .. Era uma bolinha de pus não sei o que é estou preocupada me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nazaré... Pelo que você está relatando me parece um quadro de hematoma de erupção... Muito comum nesta fazer de erupção dos dentinhos. Costuma até ficar mais roxa, incha... Como se fosse uma bexiga de água. Se for assim como estou te falando tente fazer bastante massagem com seu dedo mesmo, mas se não melhorar, é provável que tenha que fazer uma ulotomia (um procedimento cirúrgico simples) para drenar esse pus e aliviar desconforto do seu bebê.

      Excluir
  84. ola minha filha tem 4anos caiu batendo a boca na quina da cama,cortou a gengiva teve q dar 3 pontos e o dente da frente saiu do lugar ,mas a dentista conseguiu voltar bem .depois de alguns dias o dente escureceu e agora depois de dois meses apareceu uma bolha na gengiva,em cima do dente do lado, e nao no q saiu do lugar ,o que eu faco pra essa bolha sair? vai ter que fazer canal no dentinho,ou tem outro jeito de tratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo indica que sim, que o canal deste dente deverá ser tratado. Com certeza ele também sofreu o trauma. Mas para fazer o diagnóstico sem duvidas, procure o Odontopediatra para radiografar o dentinho!

      Excluir
  85. Bom dia Dr.meu nome é Arlene, meu filho tem 6 anos e apareceu uma bolha de carne avermelhada na região da gengiva lá atrás no local onde é pra sair o primeiro molar...estou preocupada.mim ajude a entender o que pode ser.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia Dr.meu nome é Arlene, meu filho tem 6 anos e apareceu uma bolha de carne avermelhada na região da gengiva lá atrás no local onde é pra sair o primeiro molar...estou preocupada.mim ajude a entender o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Arlene! Provavelmente é o primeiro molar que está para erupcionar, ele aponta por volta dos 6 anos mesmo. Como a gengiva fica inchada, muitas vezes a criança acaba mordendo no local e machucando.... Fica com este aspecto que você falou mesmo.... Se não melhorar em 15 a 20 dias procure um Odintopediatra para avaliar melhor.

      Excluir
  87. Bom dia,meu nome e claudia,tenho uma filha com 4anos e 9 meses. os dentinhos de leite nasceram quando ela estava com 4meses. Hoje um dos dentinhos esta abalado,mole, parecendo q vai cair.Queria saber se com essa idade ja comeca a trocar os dentinhos???! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia! Já pode começar a trocar os dentinhos sim... fique tranquila!

      Excluir
  88. Boa noite Dra. meu nome é Solange e do meu filho é Joaquim. Ele está com 1 ano e 5 meses. Apareceu uma bolha de sangue na gengiva dele. Eu passei o dedo e senti a ponta do dentinho.
    Minha preocupação é esta bolha. Vc sabe me informar o que pode ser isto?
    Desde já eu agradeço.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Solange, provavelmente o Joaquim apresenta um HEMATOMA DE ERUPÇÃO. É um Processo inflamatório que ocorre por conta da erupção do dentinho. Seria interessante vc massagear sempre que possível a região para estimular o dente a romper essa bolhinha. Se não desaparecer em 15 dias procure o Odontopediatra pois talvez seja necessário intervir cirurgicamente.

      Excluir
  89. Olá doutora,meu bebê de 1 ano e 11 meses está com a gengiva inchada e no ultimo dente nasceu uma bolha de pus.ele estava com outra na parte inferior do lábio mais sumiu. e ele estar com mau hálito. Oque eu faço pra esse pus sair?

    ResponderExcluir
  90. Olá! Provavelmente isso está acontecendo por conta da erupção dos dentinhos.... fisiológico mesmo Mari, mas onde tem pus tem infecção e por conta disso, recomendo que procure um Odontopediatra para avaliar pessoalmente o caso. Por segurança, tá?

    ResponderExcluir
  91. Ola dra. Meu filho esta com essa bolinha e hoje notei o rosto dele inchado , porem por conta do feriado não tem nenhum dentista trabalhando na minha cidade , posso estar dando amoxicilina para ele ? Ele esta fazendo bosejo de agua morna e sal mas não esta desinchando , oq eu poderia fazer ate passar o feriado e leva lo ao dentista ? Obrigada desde já ...

    ResponderExcluir
  92. Poxa Beatriz, só vi sua msg hj... me desculpe. O antibiótico deve ser prescrito sim, e possivelmente com a abertura do dente o quadro de inchaço melhore bastante, até que o canal seja tratado.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite .....
    Minha filha tem 5 anos,quando era mais novinha teve uma queda e o dentinho da frente dela ficou escuro,e agora apareceu uma bolinha de pus em cima do dente,oque será?e oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  94. Boa noite .....
    Minha filha tem 5 anos,quando era mais novinha teve uma queda e o dentinho da frente dela ficou escuro,e agora apareceu uma bolinha de pus em cima do dente,oque será?e oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  95. Oi, este é um sinal claro de que o dente deu canal, devido ao trauma relatado. Você deve procurar um Odontopediatra para radiografar e avaliar se dá para realizar o tratamento endodôntico ou se por conta da idade já será melhor extrair o dentinho.

    ResponderExcluir
  96. ola doutora
    meu filho tem 5 anos e meio e esta trocando os dentinhos,mas ele perdeu dentinho e dois dias depois saiu uma bolinha de pus no lugar do dente que caiu so que ela estourou no mesmo dia o que acontece sera uma infecção devo levar no odontopediatra?

    ResponderExcluir
  97. Boa noite Monaliza, seria recomendável que você procure mesmo o Odontopediatra para avaliar pessoalmente, até mesmo tirar uma radiografia para entender de onde vem a infecção.

    ResponderExcluir
  98. Boa noite doutora, meu filho fez uma restauração no meio dos últimos dentes superiores que poderia ser canal, mas não foi, no final do ano a restauração quebrou e ele ficou uns dias pra que pudesse levá-lo a dentista, ela pos um curativo e hoje quando foi trocar pela massinha da restauração viu 2 fístulas em cima desse dente, disse que teria que tratar canal, marcou a consulta com a odontopediatra pra uma semana depois mas não passou nenhum medicamento até lá, seria esse o procedimento correto? Ele está alguns dias com essa fistula e morro de medo de entrar na corrente sanguínea ou coisa pior, por favor doutora me dá uma luz. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  99. Desculpe, acabei esquecendo de falar meu nome, é Patricia e meu pequeno tem 5 anos e meio. Obrigada.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia Patricia, normalmente nos Odontopediatras nesta casos já medicamos como antibiótico adequado. Mas como ele já foi encaminhado para um, o profissional deve ter optado em deixar que o especialista medique conforme achar correto. Fique tranquila, se já está marcada a nova consulta e para logo, não terá risco de maiores problemas.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde sou a Flávia e meu bebê de 10 meses ta com tipo uma bolha meio amarelada no dentinho da frente em cima que ainda não nasceu. A bolha não se eleva ela é por dentro. O que poderá ser? Nós outros dentes dele que nasceu não teve isso.

    ResponderExcluir
  102. Boa noite Flavia, nessa fase é provavelmente seja por conta do processo fisiológico de erupção dentinhos... mas recomendo que vicê consulte um Odontopediatra, para avaliar melhor!

    ResponderExcluir
  103. Muito obrigada Dra realmente foia erupção dos dentes que causou a bolinha

    ResponderExcluir
  104. Boa noite dotola! Gostaria de saber se o nascimento dos dentes as presas podem causar diarreia febre ou ate mesmo estado febril?

    ResponderExcluir
  105. Olá!tenho uma bb com 15 meses. É uma guerra pra escovar seus dentes, mas eu faço o possível. Gostaria de uma dica, se possível, pra facilitar a escovação. Também ja tem um tempo que apareceu nos dentes da frente superiores manchas amarelas. Já temos odontopediatra marcado, mas eu gostaria de saber sua opinião. Só tem mancha mesmo,nenhum buraquinho, nada.
    Aguardo resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir
  106. Você acredita que o leite materno é prejudicial aos dentes de alguma forma?

    ResponderExcluir
  107. Ola doutora meu filho estava com uma fistula..no dentinho de leite...ele tem 5 anos..hoje extraimos o dentinho..correu tudo bem...ele nao tem dor e nem febre a odontopediatra passou amoxicilina de 8 em 8 horas por 7 dias e alivium tambem de 8 em 8 horas por 5 dias..esta correto??Mas ele nao tomou o antibiótico antes da extração a algum problema nisso??
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  108. Olá doutora, meu nome é Juliana e tenho um filho de 3 anos, ele já está um tempo gropadinho e quando já tava ficando bm depois dos medicamentos passados pelo médico ele voltou a ter febre, achei q era da gripe, mas só durou 2 dias. Estava olhando a boca dele e percebi uma bolha na gengiva em cima do dente da frente. Está bem grandinha. Quando ele tinha 2 anos ele levou uma pancadinhas nesse dente q ficou um pouco mole, e esses dias ele levou outra pancada mais bem de leve é o dentinho tá meio mole. O que a senhora me aconselha? Aqui onde moro é muito difícil de achar odontopediatria. Me ajuda doutora por favor.

    ResponderExcluir
  109. Olá Juliana, realmente você terá que procurar o Odontopediatra, por que pelo seu relato terá que fazer o tratamento endodontico ...

    ResponderExcluir
  110. Olá doutora!
    Minha filha tem 9 anos e apareceu uma bolinha na gengiva dela. Foi tirado raio x e aparece uma restauração grande nesse dente de leite. A dentista que atendeu disse que o dente permanente já está nascendo e que podemos acompanhar o caso e minha filha tem que tomar Ibuprofeno por 3 dias. Vamos esperar o dente cair, mas tem que acompanhar para ver se não vai aumentar ou começar a doer, dai vamos ter que extrair o dente de leite. Gostaria de sua opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o dente já estiver pra cair, e a infecção for controlada pode esperar sim, mas caso a bolinha não suma e o dente não caia, seria necessária avaliar novamente para possível extração.

      Excluir
  111. Olá doutora, meu nome é Michele e tenho um filho de 2 anos de idade e os 4 dentinhos dele da frente começaram a se quebra quando ele ainda tinha 1 ano mais agora esta criando uma bolha em cima da raiz do dente com pus o q eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, procure o Odontopediatra o mais rápido possível, pelo que você relatou ele tem cárie de mamadeira, e como consequencia já deu canal no dentinho.

      Excluir
  112. Olá Doutora tudo bom. Então unha filha tem 5 anos e os dois dentes do fundo dela já foi feito canal. Um deles antes mesmo do canal tinha um bolha de pus porém quando fez o canal sumiu mais depois de uns dias a bolha voltou e eu retornei no ondontopediatra dela o mesmo abriu novamente e medicou com amoxilina e melhorou. Mais depôs de uma semana o outro dente que tb já tinha feito um canal a 6 messes infeccionou de uma tal forma que ela teve que ser internada para ser medicada. E estou em tratamento om esse dentes. Mais oqueme preocupa que nos últimos 40 dias ela tomou muito antibiótico e ontem depôs de 3 dias que tomou amoxilina pela última vez a bolha de pus voltou no outro dente (o primeiro a ter bolha ) Estou desesperada não sei mais oque fazer. Um me falam para extrair, outros falam que melhor não por conta da idade. Me ajude por favor estou sem rumo.

    ResponderExcluir
  113. Oi Camila, td bem! Então, segundo seus relatos e recorrências, acredito que a melhor opção seria mesmo extrair os dentinhos e colocar mantenedor de espaço, para guardar espaço para os permanentes por conta da extração precoce.

    ResponderExcluir
  114. Ola minha filha tem 4 aninhos os 4 Dentinhos da frente dela estragou e agora saiu uma bolhinha na gengiva dela oq faço e ela está com cárie

    ResponderExcluir
  115. Olá, vc precisa procurar o Odontopediatra para fazer o tratamento de canal e remover as cáries.... a bolhinha é um sinal de infecção, pode prejudicar o dente permanente que está se formando.

    ResponderExcluir
  116. Minha filha tem 5anos e seis meses, comecou a trocar os dentes de leite com 4anos, Ela tem a mordida cruzada, ainda nao usa aparelho pra corrigir,alguns dentes cairam e ainda nem nasceram. O que eu faco?? Espero os dentinhos trocarem todos?? ou assim mesmo ela tem que usar o aparelho pra corrigir a mordida cruzada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Ortodontista para avaliar, mas provavelmente já tem como colocar o aparelho sim, e eu sou a favor de quanto antes corrigir melhor.

      Excluir
  117. Boa tarde, meu filho tem 4 anos e tem um dente que estava muito careado como a dentista nao conseguiu mexer bem no dente dele ela limpou e colocou cariostatico isso faz uns 6 meses, só que agora tem uma bolinha de carne como se fosse uma verruga bem na gengiva que fica ao lado desse dente, isso é fistula? uma bolinha de carne? significa entao que o dentinho inflamou? ele tem consulta com a dentista na segunda mas a bolinha por ser de carne e nao parece ter pus pode ser caso de medico e nao de dentista?

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde Josce, tudo indica que sim, mas não consigo te falar ao certo sem avaliar pessoalmente.... procure sim o Odontopediatra, ele com certeza fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite meu filho está com uma bolhinha do lado do dente na gengiva a algumas semanas e ela não doi e não sai estou preocupada

    ResponderExcluir
  120. Bom dia! Muito importante vc procurar uma Odontopediatra para fazer o diagnóstico inclusive com radiografia, pois é bem provável que seja um dente que precise de tratamento de canal sim. Seja por cárie ou por um trauma sofrido.

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde,
    Meu filho tem 5 anos, o seu primeiro dentinho da frente ficou mole, mas apareceu um bolinha atras na gengiva nesse mesmo dente e ele reclama que quando mexe no dente doi muito. Tenho dois outros filhos mais velhos e isso nunca aconteceu todos os dentinhos de leite foram tirados em casa o que fazer, por favor?
    Desde de ja agradeco.

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde Lilian, é possível que o dente amolecido esteja machucando a gengiva, ferindo-a toda vez que morde os alimentos. Recomendo procurar o Odontopediatra para avaliar pessoalmente e se necessário já extrair o dente.

    ResponderExcluir
  123. Ola boa tarde
    Meu filho de 2 aninhos a tres dias esta se maldiz da boquinha doendo levamos ele a tres dentistas e eles falam que é o dentinho nascendo,mais ele ta com frebe,dorme o dia todo e a boquimha dele ta fedendo muito.
    O que vc diz dotola????

    ResponderExcluir
  124. Eu nao sei mais o que fazer ja estou entrando em pânico.

    ResponderExcluir
  125. Olá Keli, muito difícil falar sem examinar, mas tem algumas questões que talvez te ajude... a febre se for do dentinho não é alta, não passa de 37,5..., outra coisa pode ser estomatite se tiver feridinhas.... você levou em um Odontopediatra? Isso é extremamente importante para te ajudar, porque os especialistas tem bastante experiência.

    ResponderExcluir
  126. Ele nao toma o remédio,não sei mais o que fazer.ele dorme direto.

    ResponderExcluir
  127. Bom dia,
    Meu filho de dois anos caiu e quebrou a parte do dente da frente. Só que depois de alguns dias, apareceu uma bolinha na gengiva dele peto do dente que caiu. Porém ela secou um pouco, e gora apareceu de novo, uma bolinha que tem um coisa tipo branco pus. O que fazer? Esto desesperado??

    ResponderExcluir
  128. Olá Felipe.... procure o Odontopediatra para radiografar e dente e avaliar se dá para tratar o canal ou tirar o dentinho.

    ResponderExcluir
  129. Olá boa tarde! Meu filho de 7 anos está com o dentinho molinho e ontem apareceu uma bolinha na gengiva embaixo desse dentinho ela foi crescendo e estourou sozinha,a dentista dele passou ibuprofeno de 8/8 hrs até semana que vem para abrir o dente e passar medição até ele cair...está correto esse procedimento? Aguardo retorno obrigada!

    ResponderExcluir
  130. Ola,boa noite, minha filha tem 6 anos e hj apareceu essa tal bolinha com pus,como li a respeito do assunto,a 2 semanas atrás ela bateu com esse mesmo dente que ficou hj assim,obs:os dentes dela é de leite ainda,tem que fazer tratamento doutora??

    ResponderExcluir
  131. Oi Doutora! Tem uns 15 dias q levei meu filho no dentista, ele tem 4 anos. A dentista disse q tinha uma cárie profunda disse q ia colocar um remédio e fechar q o dente de leite se regenerava rápido. Depois de uma semana voltei pq ele se queixava de muita dor. Ela disse q poderia rancar ou fazer canal. Optamos por rancar, mas meu pequeno ficou muito agitado e não deixou, ela chamou uma amiga q era especialista em canal de criança. A médica disse q não precisava de fazer canal, restaurou o dente com resina, só q após uma semana a restauração caiu e o dente voltou a doer e acima do dente se formou uma bola grande de pus. O que faço, será q usaram procedimento errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o aparecimento da fistula (bola grande de pus) se faz necessário o tratamento do canal.... mas a deve -se levar em conta que a criança precisa cooperar com o tratamento, que é mais demorado, delicado.

      Excluir
  132. Olá, meu bebe esta nascendo um dente mas como ainda não saiu pra fora, criou uma bolinha de pus e a gengiva está inchada, é normal isso no nascimento do dente???

    ResponderExcluir
  133. Olá, pode acontecer sim... é chamado granuloma de erupção. Massageie bem o local com o dedo mesmo, ou uma dedeira de borracha, se o dente não irromper, procure o Odontopediatra pra fazer o procedimento necessário.

    ResponderExcluir
  134. Olá doutora, nasceu um pedacinho de carne na minha gengiva, como se fosse um pequeno pingente, oq poderia ser??

    ResponderExcluir
  135. Boa noite doutora. Tenho uma filha de 6 anos e faz 1 ano que ela vem tratando de 4 canais . Porém dentro desse ano todo sempre nasce fistula na gengiva. Já foi tratado com antibiótico e nada . Agora a médica dela tá estourando a fistula isso é correto ?

    ResponderExcluir
  136. Olá dotora meu nome é Carla. Meu filho de 1 ano e nove meses caiu e quebrou o dentinho da frente no mesmo dia foi feito um raio x,a dentista disse que estava tudo bem e passou o ibuprofeno por 3 dias para evitar dor e inflamação.
    Depois percebi de uns dias ele teve febre e no dia Seguinte apareceu uma bolinha com pus e sangue na gengiva acima do dente só que um pouquinho mais pro lado,desapareceu porque saiu o pus. Depois ele teve três dias de febre aí parou a febre e apareceu a bolhinha novamente. O que vc acha? E o que faço?

    ResponderExcluir
  137. Olá, Boa noite. Minha filha d 6 anos me mostrou hj q apareceu uma bolha tipo d pus onde deve nascer o siso. Só percebeu qnd escovava o dente. O q deve ser?! Agradeço dsd já.

    ResponderExcluir
  138. Oi dotola tô desesperada minha filha tem 1 ano e 6 meses e tem cárie de mamadeira e apareceu uma fístula acima de um dente levei na odontopediatra ela passou um antibiótico mais some e aparece de novo ..oque posso tá fazendo ..aguardo ansiosa pela sua resposta..obs:ela vai começar o tratamento contra a carie

    ResponderExcluir
  139. Boa noite meu filho de 8anos perdeu um dente de leite ao um mês atrás hj ele reclamou de dor,quando olhei no lugar do dente está com a gengiva roxa..fiquei muito preocupada, por favor se vc poder me orientar agradeço

    ResponderExcluir
  140. Desculpa a falha meu nome é Juliana

    ResponderExcluir
  141. Olá dotoura, meu filho de 9 anos se machucou jogando futebol com o colega que acabou dando uma cotovelada em sua boca o local ficou por semanas com uma bolha que eu achei que era a princípio afta, mas como não sarou levei O ondonto que tirou raio x e meu deu duas opções ou fazia canal ou extraia devido ser de leite. O odonto passou apenas um antiflamatorio. Ele disse que necrosou a polpa do dente eu optei pela retirada e aparentemente o dente parece perfeito sem cárie e sem fissura, é normal?

    ResponderExcluir
  142. Bom dia Dra,meu filho tem dois anos,apareceu na gengiva dele na parte superior uma espécie de pele,por de trás dos dentinhos da frente,parece uma carne morta ,o que será isso ?

    ResponderExcluir
  143. Boa noite doutora,meu filho tem 5 anos e apareceu uma bolha na gengiva dele está meia branquinha e ele está reclamando de dor,o que posso fazer??

    ResponderExcluir
  144. Boa noite doutora,meu nome é NISSATA, meu filho tem 5 anos e apareceu uma bolha de pus na gengiva dele,mas ainda está meia branca e ele está reclamando de dor,o que devo fazer e o que devo da para ele??

    ResponderExcluir
  145. Ola doutora minha filha tem 1 e 2 meses na parte de cima na gigiva la atras tem uma bolha na cor roxa oq pode ser oq devo fazer . Ela nao sente nada. To muiti preocupada

    ResponderExcluir
  146. Boa noite doutora. Meu bebe ta com 1 ano e 5 meses está nascendo um dentinho e agora em volta tá cheio de pus. Que faço?? Fui ao médico quarta e ele pediu exames de sangue e constatou uma infecção . Ele passou amoxilina + clauvulanato de potássio mais ele ainda tá dando febre. Já to ficando desesperada. Devo levar ele de volta ao pediatra ??

    ResponderExcluir
  147. doutora meu bebê tem 2 meses e nasceu uma bolha transparente na gengiva dele porém não tem pus,por favor me socorre pelo amor de deus,me diga o que está acontecendo o que seja?

    ResponderExcluir
  148. The Rarest Casino Sites in Australia - DrMCD
    The best 아산 출장마사지 online gambling sites of 2020, reviewed and rated by real players. Find the 서울특별 출장마사지 best 속초 출장샵 Australian 사천 출장마사지 online 대전광역 출장안마 casinos with real money. Check out DrMCD's

    ResponderExcluir