Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Condicionamento psicológico

Na maioria das vezes, os pequenos chegam ao consultório com total aversão ao tratamento odontológico e até mesmo ao próprio ambiente. É então nestes casos  que o Odontopediatra precisa utilizar como recurso o CONDICIONAMENTO PSICOLÓGICO para criar condições para que a criança rompa esse bloqueio e aceite o tratamento necessário.
O condicionamento psicológico é uma técnica que requer tempo e conhecimento. Acreditem, o Odontopediatra não está ali para fazê-los (papais e mamães) perder tempo e, muito menos dinheiro. Esse condicionamento de início, trata-se de uma consulta de "brincadeirinha", onde o profissional brinca, conta histórias, apresenta todo o equipamento odontológico e ambiente de forma lúdica ao pequeno paciente.
Tudo isso é muito importante para ganhar a confiança do seu filho para que ele possa aceitar o tratamento e ainda cooperar com ele.
Gostaria, com esta matéria, de esclarecer aos papais e mamães que o condicionamento psicológico não é uma "enrolação", é realmente um período necessário de adaptação ao tratamento.
Lembrem-se, o Odontopediatra não está preocupado apenas com uma boquinha que está com problemas, mas sim com um ser que tem medo, que não entende o ambiente odontológico e que não quer nenhum estranho mexendo na sua boca.
 Portanto, tenham paciência e acreditem, o condicionamento não é perca de tempo! É sim uma garantia de êxito não só na saúde bucal, mas também psicológica dos pequenos.

6 comentários:

  1. O meu filho deu essa bolha no pé do dente mole, será que esse fator influênciou para a aparição dela?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr!!!
    Meu filho tem 1 ano e 7 meses.
    Notei que surgiu uma bolinha na gengiva na parte de trás inferior aonde deveria nascer o dentinho....a gengiva dele tá bem inchada dos dos lados.Ele só tem 8 dentinhos...4 em cima e 4 embaixo.Aonde tem a bolinha não tem dente.O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um Hematoma de erupção... ocorre antes da erupção do dentinho quando a gengiva inflama durante esse processo.

      Excluir
  4. Eu estou com essa bolinha na gengiva,fiz o canal na segunda,quanto tempo demora para essa bolinha sumir?já não sinto mais dor nela,mais ainda ela está na gengiva

    ResponderExcluir