Pesquisar neste Blog

domingo, 5 de agosto de 2012

Lábios ressecados

O lábio ressecado não é exatamente uma lesão, mas quando não tratado ou prevenido pode se transformar em fissuras, causando sangramento, dor e sofrimento nos pequenos.
Muitas crianças apresentam esse ressecamento pela exposição solar, frio e também pelo tempo seco, época que convivemos atualmente. A falta e/ou excesso de nutrientes e vitaminas também podem causar esse desconforto. Outra causa é o constante hábito de molhar ou morder os lábios, muito frequênte em crianças que respiram pela boca.
E o que piora tudo é que o ressecamento leva o pequeno a molhar mais e mais os lábios com a língua, e por sua vez a saliva leva a maior desidratação do lábio quando este seca, porque ao contrário do que se imagina, ao umidecê-lo com a saliva, os ácidos que servem para digerir os alimentos na boca podem prejudicar ainda mais a pele machucada.
O ideal é que o tratamento seja preventivo, feito com protetores labiais contendo hidratantes, filtros solares para não recorrer à saliva. Caso esse tratamento não traga solução, o Odontopediatra deve ser consultado e até mesmo o Pediatra, para assim identificar outras possíveis causas e melhor tratá-las.

2 comentários: