Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ALEITAMENTO MATERNO: qual a importância para a saúde bucal da criança?

Todos nós sabemos que o leite materno é o melhor alimento que existe para o bebê. Trata-se de uma amamentação natural, ou seja MAMAR NO PEITO DA MÃE. Tudo bem, mas o que isso tem a ver com a saúde bucal da criança?? Vou explicar melhor...
Para o bebê, o leite materno é o alimento perfeito (é o único até os 6 meses). Fornece anticorpus. Favorece o elo afetivo com a mamãe.
Para a mamãe, amamentar previne complicações hemorrágicas pós-parto, favorece a regressão do útero ao tamanho normal, faz com que a mamãe volte mais rápido ao peso de antes da gestação e ainda reduz o risco de câncer de ovário e mama.
Certo, mas ainda está a dúvida...e com relação à saúde bucal do bebê? Qual a importância da amamentação natural? Então... quando o bebê mama direto no peito, ele realiza movimentos e exercícios necessários para que haja um desenvolvimento adequado de todas as estruturas da cavidade bucal (músculos, ossos e nervos) diferente do uso da mamadeira que oferece com facilidade um grande volume de leite sem esforço, não promovendo  dessa forma os exercícios necessários para tal desenvolvimento. Além disso, o bico do seio é muito mais anatômico do que o bico da mamadeira que não alcança a posição ideal na boquinha do bebê também.

  Com a amamentação no peito  a criança terá suas necessidades de sucção (presentes nessa fase da vida) todas saciadas, não precisando da chupeta ou dedo para suprir esta carência.
Ajuda também no desenvolvimento da fala (uma vez que a amamentação materna fortalece a musculatura). Promove uma respiração normal pelo nariz e uma correta mastigação no futuro.
Bom, pode-se dizer com toda certeza que só existem vantagens quando se oferece o peito à criança. Ofereça você também a seu filho o que existe de melhor para ele: SEMPRE A AMAMENTAÇÃO NATURAL.                                                                    .

Nenhum comentário:

Postar um comentário