Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Onicofagia

Aproveitando o tema postado na última matéria sobre hábitos bucais nocivos, vamos começar falando sobre ONICOFAGIA, uma palavra um tanto estranha, que se refere ao hábito de roer unhas.
Este hábito é realmente muito comum entre crianças de 3 a 6 anos e também aquelas que iniciam a adolescencia por volta de 10 a 11 anos. É considerada uma disfunção mastigatória cujas causas estão relacionadas ao estresse, tensão e ansiedade.
Roer unhas além de provocar infecções por fungos e/ou bactérias existentes nas mãos, pode provocar danos à saúde bucal da criança como: desgastes nos dentes, reabsorções das raízes e até mesmo algum tipo de disfunção da ATM (articulação da mandíbula).
O tratamento realmente não é fácil, pois trata-se de um vício. Portanto para acabar com a onicofagia deve-se visar as causas do hábito. A orientação é que deve-se sempre estimular a criança a outras atividades com as mãos, reforçando sua auto-estima, sem fazer críticas. O importante é trabalhar a conscientização dos pequenos sobre os malefícios deste hábito de maneira que eles aceitem sua remoção sem utilizar de métodos que sugiram uma punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário