Pesquisar neste Blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

AFTAS: um grande desconforto para nossos pequenos!!

Seu filho não está se alimentando direito, reclamando de dor na boquinha, não quer escovar os dentes...e você olha, olha e não vê nenhum dentinho com cárie...Analise melhor toda cavidade bucal: língua, bochecha, parte interna do lábio... provavelmente você vai encontrar uma feridinha aberta esbranquiçada de contorno avermelhado... isso é uma AFTA.
O nome correto é Ulceração Aftosa Recorrente, é muito dolorida e bastante comum em crianças.
Normalmente ocorre nos pequenos que têm uma dieta ácida (rica em refrigerantes, sucos e frutas ácidas) além de traumatismos na mucosa (mordidas na língua ou bochecha) que também são frequentes nessa fase da vida. O estresse e também um quadro alérgico a alimentos ou medicamentos causam aftas.
Sobre o tratamento, deve ser paliativo. Só para tratar a sintomatologia dolorosa e promover o alívio da dor, que irrita muito.
Na maioria das vezes, as lesões regridem em poucos dias (uma semana). Se permanecerem por mais tempo ou aparecerem frequentemente, procure o Odontopediatra para avaliar melhor.
Ah, só uma recomendação, os medicamentos para aliviar os sintomas da afta são pomadas geralmente com anestésicos e/ou anti-inflamatórios prescritas pelo profissional. Nada de utilizar substâncias cáusticas, a fim de queimar a afta. Atitudes como estas ao invés de resolver, podem piorar o problema.

sábado, 26 de novembro de 2011

FAZER E SER FELIZ!

Fazer e ser feliz é um projeto do Instituto Marfrig de Sustentabilidade que conta com o trabalho voluntário para apoiar crianças de 5 a 12 anos.
O projeto foi criado no dia 12 de outubro deste ano e conta com o apoio de pessoas e empresas voluntárias para tocar a instituição.
A Casa Fazer e Ser Feliz promove a integração social das crianças, além de oferecer aulas de informática, reforço escolar, ballet, música, atendimento psicológico e acompanhamento odontopediátrico.
Refeições diárias também são oferecidas aos pequenos que contam com o carinho e atenção de voluntários que estão lá todos os dias, se doando por esta causa.
Vamos todos, juntos nos mobilizar por este projeto... a doação material é importante, mas a doação de amor e carinho ajuda muito mais!!!




DEDIQUE UM POUQUINHO DO SEU TEMPO PARA MELHORAR A VIDA DESSAS CRIANÇAS E DE TANTAS OUTRAS ESPALHADAS POR AI!
SEJA UM VOLUNTÁRIO E ABRACE ESSA BANDEIRA!!! NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DESSE ABRAÇO!!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Criança tem mau hálito

Pois é, é difícil acreditar que uma criança possa ter mau hálito, mas infelizmente é verdade!!
Também conhecido como HALITOSE, podemos dizer que o mau hálito é aquele odor desagradável exalado pela boca e que pode ser causado por vários fatores como: má higiene bucal, cáries e gengivite, crianças que respiram pela boca, que usam aparelho ortodôntico e ainda que têm uma alimentação inadequada.
Esses fatores são facilmente corrigidos quando o Odontopediatra é consultado e diagnostica precocemente o problema pois estão diretamente relacionados com a cavidade bucal. Porém outros fatores também podem provocar a halitose como: adenóide, sinusite, amidalite, problemas estomacais, estresse e diabetes...nestes casos, o encaminhamento para profissionais responsáveis é necessário para resolver o problema.
Agora mamãe e papai, não se desesperem se seu filho acordar com mau hálito, porque o mau cheirinho ao acordar é normal (desde que não se estenda por muito tempo), pela diminuição da saliva durante o sono. Isso não quer dizer que seu pequeno está com halitose.
Repare também se a criança não fica longos períodos em jejum, isso também diminui a salivação e provoca o mau hálito.
Só para finalizar e tranquilizá-los, 90% dos casos de halitose são de origem bucal, portanto mais uma vez, a higiene adequada resolverá o problema. A língua principalmente deve ser bem escovada pois pode reter resíduos que mais tarde fermentam e se não forem removidos causam um odor muito desagradável.
O mau hálito causa problemas de sociabilidade!!! Por isso Vamos cuidar da limpeza da boquinha de nossas crianças!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SELANTE - prevenção contra cárie

Vamos falar hoje de mais um método preventivo contra a cárie: o selante.
O selante é uma substância fluída, desenvolvida para escoar e penetrar nas fóssulas e fissuras (ranhuras e sulcos dos dentes posteriores) vedando-as. Essas fóssulas e sulcos do dente, principalmente dos permanentes acumulam restos de alimentos e bactérias com facilidade, seja por sua profundidade e também dificuldade de escovação, provocando a cárie. Com o selante, tudo fica vedadinho, o que facilita a higiene, pelo fato da superfície do dente ficar mais lisa. As bactérias não penetram e os alimentos não acumulam.
Por isso a aplicação do selante é bastante efetiva como tratamento preventivo contra a cárie em consultório, não é invasiva pois não há necessidade de desgastar o dente.
Normalmente, nós Odontopediatras indicamos esse procedimento logo que surgem os molares permanentes, por volta dos 6 anos de idade, porém conforme o risco de cárie da criança também é recomendado aos molares de leite.
Mas é importante que os pais saibam que não há selante ou método preventivo milagroso se os hábitos de higiene não estiverem adequados.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Antibióticos estragam os dentes?

Definitivamente NÃO! É muito comum os pais chegarem no consultório falando a seguinte frase: "Ai dotora, meu filho tem os dentes estragados e fracos porque desde bebê tomou muito antibiótico..." Olha, já vou logo avisando, não é bem assim que as coisas acontecem.
Em primeiro lugar, existe comprovadamente um único antibiótico que poderia alterar a formação dos dentes chamado de TETRACICLINA, porém provoca alteração na coloração e não enfraquecimento ou cárie. E isso se for utilizado no periodo de formação dos dentes, ou seja no caso dos dentes de leite, a mãe teria que ingerir na gestação e não a criança, uma vez que seus dentes são formados ainda no ventre da mamãe. O que não ocorre mais atualmente porque trata-se de uma droga teratogênica e contra-indicada para gestantes.
Outra coisa, para crianças de 3 a 8 anos (quando estão formando os permanentes) a tetraciclina também não é mais prescrita, pois já existem no mercado outros antibióticos com a mesma ação que não provocam tantos efeitos colaterais, como o manchamento dos dentes em formação por exemplo.
Manchamento  por tetraciclina 
Então, de onde surgiu este mito de que antibióticos danificam os dentes?
Bom, a explicação é a seguinte:
A maioria dos medicamentos infantis (inclusive os antibióticos) são administrados na forma de xaropes ou soluções açucaradas para mascarar o gosto ruim. Geralmente muitos pais acabam dando o remédio na hora que a criança vai dormir e esquece que tem que escovar os dentes dos pequenos...conclusão: o açucar da medicação fica em contato com o dente a noite toda e como consequência o ambiente fica propício para o desenvolvimento da cárie.
Outra explicação: quando a criança está doente e acamada, os pais se tornam menos preocupados e assíduos com a higiene bucal, negligenciando as escovações de rotina.
Então, como se vê, não é o princípio ativo do antibiótico em si que causa a cárie e o enfraquecimento dos dentes, mas sim esses aspectos citados acima. Ou seja, os dentes ficam cariados pela falta de higiene adequada durante seu uso. Portanto, VAMOS ACABAR COM ESSE MITO!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gengivite....em crianças ? ?

Bom, todos vocês já me ouviram falar que a visita periódica ao Odontopediatra é importante não somente para combater a cárie infantil, mas também outras doenças bucais e a GENGIVITE é uma delas...
Mas então, o que é essa tal de gengivite???
Resumidamente é uma inflamação da gengiva que ocorre também em crianças e mais, até com bebês.
Portanto papais e mamães, se seu pequeno está com a gengiva inchada, muito avermelhada, sangrando, com mal-hálito...CORRA ao Odontopediatra, pois tudo isso é sinal da gengivite se instalando na boquinha de seu filho. E pior, se não for tratada corretamente, além de dor, falta de apetite, perca de peso e queda da imunidade, a doença ainda poderá evoluir para um quadro mais grave, a periodontite onde a estrutura dos dentes serão afetadas...e aí, tudo se complica.
Agora, quero acalmá-los explicando que para evitar a gengivite é bem simples, basta realizar uma higiene adequada e cuidadosa, onde caprichar na escovação e no uso do fio dental fazem parte desta prevenção, já que a causa principal desta doença é o acúmulo de placa dentária (restos de alimentos e bactérias) nos dentes, irritando a gengiva.
Cabe ressaltar ainda que, crianças que usam aparelho ortodôntico, respiradoras bucais, em fase de dentição mista (troca dos dentes) e que fazem uso de medicamentos como anticonvulsivos, por exemplo, também têm forte inclinação para desenvolver a doença e então nestes casos considerados mais graves e muitas vezes recorrentes, além de cuidados redobrados com a higiene, visitar periodicamente o Odontopediatra para realizar profilaxias, é uma maneira de melhorar muito a inflamação gengival, já que o acúmulo de placa reduz significativamente...além de proporcionar  uma orientação adequada sobre a doença, acompanhamento e medicação indicada se necessário são fundamentais para o controle do quadro inflamatório.
E uma última coisa só para lembrar: o controle da gengivite precocemente é muito importante para preservação da saúde bucal e geral de seu filho.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FIO DENTAL - as crianças também usam!!!!!

Vocês já me ouviram falar muito da escovação dos dentes, sua importância, as escovas mais indicadas, pastas também...mas para a higiene bucal ser completa, é fundamental o uso do fio dental. Existem regiões que a escova não alcança,  não removendo toda a sujeira do dente, como o ponto de contato entre eles - daí a necessidade de utilizar o fio, só ele é capaz de remover os restos de alimentos e bactérias que acumulam entre os dentes.
Seu uso é indicado desde cedo, quando o bebê já possuir dentes que se tocam lateralmente. Uma vez ao dia é suficiente, de preferência antes da escovação noturna.
Eu sei que este hábito é mais difícil de introduzir que a escovação, porém não é impossível. Com um pouco de paciência, persistência e técnica adequada tudo se resolve. E claro, vale apelar também para criatividade, pois no mercado existem fios com embalagens dos personagens preferidos das crianças e sabor tutti-fruti (figuras 2).
Bom, eu recomendo duas técnicas para introduzir o uso do fio dental na vida de seu pequeno:

* Quando as crianças são menores, até os 3 anos, você pode fazer uso dos "flossers" ou "plackers" (figura 1) que são suportes já com o fio dental acoplado. São práticos, pequenos para a boquinha dos bebês e facilitam muito o manuseio do fio. A técnica é a mesma dos tradicionais: inserí-lo delicadamente entre os dentes e deslizá-lo suavemente de um lado e do outro da gengiva.
* Quando as crianças são maiores ( a partir de 4 anos) é interessante fazer uso da técnica da circunferência, que consiste em usar um fio de aproximadamente 30cm, juntar as extremidades e dar um nó nas pontinhas, formando um círculo. Com os dedos indicadores e polegares em forma de pinça manusear o fio da mesma maneira entre os dentes para remover a placa.

O uso do fio dental, além de evitar a cárie, mantém a gengiva saudável, uma vez que a remoção da placa combate a gengivite e a formação de cálculo dentário (acúmulo de placa que se mineraliza).
Mais uma vez quero ressaltar que assim como a escovação, o fio dental deve ser utilizado com o acompanhamento dos pais, pois a criança não tem coordenação suficiente para isso. E, se a dificuldade na hora de introduzí-lo  for grande, não desista, recorra ao Odontopediatra.



Figura 1

  

 
Figura 2