Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FIO DENTAL - as crianças também usam!!!!!

Vocês já me ouviram falar muito da escovação dos dentes, sua importância, as escovas mais indicadas, pastas também...mas para a higiene bucal ser completa, é fundamental o uso do fio dental. Existem regiões que a escova não alcança,  não removendo toda a sujeira do dente, como o ponto de contato entre eles - daí a necessidade de utilizar o fio, só ele é capaz de remover os restos de alimentos e bactérias que acumulam entre os dentes.
Seu uso é indicado desde cedo, quando o bebê já possuir dentes que se tocam lateralmente. Uma vez ao dia é suficiente, de preferência antes da escovação noturna.
Eu sei que este hábito é mais difícil de introduzir que a escovação, porém não é impossível. Com um pouco de paciência, persistência e técnica adequada tudo se resolve. E claro, vale apelar também para criatividade, pois no mercado existem fios com embalagens dos personagens preferidos das crianças e sabor tutti-fruti (figuras 2).
Bom, eu recomendo duas técnicas para introduzir o uso do fio dental na vida de seu pequeno:

* Quando as crianças são menores, até os 3 anos, você pode fazer uso dos "flossers" ou "plackers" (figura 1) que são suportes já com o fio dental acoplado. São práticos, pequenos para a boquinha dos bebês e facilitam muito o manuseio do fio. A técnica é a mesma dos tradicionais: inserí-lo delicadamente entre os dentes e deslizá-lo suavemente de um lado e do outro da gengiva.
* Quando as crianças são maiores ( a partir de 4 anos) é interessante fazer uso da técnica da circunferência, que consiste em usar um fio de aproximadamente 30cm, juntar as extremidades e dar um nó nas pontinhas, formando um círculo. Com os dedos indicadores e polegares em forma de pinça manusear o fio da mesma maneira entre os dentes para remover a placa.

O uso do fio dental, além de evitar a cárie, mantém a gengiva saudável, uma vez que a remoção da placa combate a gengivite e a formação de cálculo dentário (acúmulo de placa que se mineraliza).
Mais uma vez quero ressaltar que assim como a escovação, o fio dental deve ser utilizado com o acompanhamento dos pais, pois a criança não tem coordenação suficiente para isso. E, se a dificuldade na hora de introduzí-lo  for grande, não desista, recorra ao Odontopediatra.



Figura 1

  

 
Figura 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário