Pesquisar neste Blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

AFTAS: um grande desconforto para nossos pequenos!!

Seu filho não está se alimentando direito, reclamando de dor na boquinha, não quer escovar os dentes...e você olha, olha e não vê nenhum dentinho com cárie...Analise melhor toda cavidade bucal: língua, bochecha, parte interna do lábio... provavelmente você vai encontrar uma feridinha aberta esbranquiçada de contorno avermelhado... isso é uma AFTA.
O nome correto é Ulceração Aftosa Recorrente, é muito dolorida e bastante comum em crianças.
Normalmente ocorre nos pequenos que têm uma dieta ácida (rica em refrigerantes, sucos e frutas ácidas) além de traumatismos na mucosa (mordidas na língua ou bochecha) que também são frequentes nessa fase da vida. O estresse e também um quadro alérgico a alimentos ou medicamentos causam aftas.
Sobre o tratamento, deve ser paliativo. Só para tratar a sintomatologia dolorosa e promover o alívio da dor, que irrita muito.
Na maioria das vezes, as lesões regridem em poucos dias (uma semana). Se permanecerem por mais tempo ou aparecerem frequentemente, procure o Odontopediatra para avaliar melhor.
Ah, só uma recomendação, os medicamentos para aliviar os sintomas da afta são pomadas geralmente com anestésicos e/ou anti-inflamatórios prescritas pelo profissional. Nada de utilizar substâncias cáusticas, a fim de queimar a afta. Atitudes como estas ao invés de resolver, podem piorar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário