Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SELANTE - prevenção contra cárie

Vamos falar hoje de mais um método preventivo contra a cárie: o selante.
O selante é uma substância fluída, desenvolvida para escoar e penetrar nas fóssulas e fissuras (ranhuras e sulcos dos dentes posteriores) vedando-as. Essas fóssulas e sulcos do dente, principalmente dos permanentes acumulam restos de alimentos e bactérias com facilidade, seja por sua profundidade e também dificuldade de escovação, provocando a cárie. Com o selante, tudo fica vedadinho, o que facilita a higiene, pelo fato da superfície do dente ficar mais lisa. As bactérias não penetram e os alimentos não acumulam.
Por isso a aplicação do selante é bastante efetiva como tratamento preventivo contra a cárie em consultório, não é invasiva pois não há necessidade de desgastar o dente.
Normalmente, nós Odontopediatras indicamos esse procedimento logo que surgem os molares permanentes, por volta dos 6 anos de idade, porém conforme o risco de cárie da criança também é recomendado aos molares de leite.
Mas é importante que os pais saibam que não há selante ou método preventivo milagroso se os hábitos de higiene não estiverem adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário