Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Antibióticos estragam os dentes?

Definitivamente NÃO! É muito comum os pais chegarem no consultório falando a seguinte frase: "Ai dotora, meu filho tem os dentes estragados e fracos porque desde bebê tomou muito antibiótico..." Olha, já vou logo avisando, não é bem assim que as coisas acontecem.
Em primeiro lugar, existe comprovadamente um único antibiótico que poderia alterar a formação dos dentes chamado de TETRACICLINA, porém provoca alteração na coloração e não enfraquecimento ou cárie. E isso se for utilizado no periodo de formação dos dentes, ou seja no caso dos dentes de leite, a mãe teria que ingerir na gestação e não a criança, uma vez que seus dentes são formados ainda no ventre da mamãe. O que não ocorre mais atualmente porque trata-se de uma droga teratogênica e contra-indicada para gestantes.
Outra coisa, para crianças de 3 a 8 anos (quando estão formando os permanentes) a tetraciclina também não é mais prescrita, pois já existem no mercado outros antibióticos com a mesma ação que não provocam tantos efeitos colaterais, como o manchamento dos dentes em formação por exemplo.
Manchamento  por tetraciclina 
Então, de onde surgiu este mito de que antibióticos danificam os dentes?
Bom, a explicação é a seguinte:
A maioria dos medicamentos infantis (inclusive os antibióticos) são administrados na forma de xaropes ou soluções açucaradas para mascarar o gosto ruim. Geralmente muitos pais acabam dando o remédio na hora que a criança vai dormir e esquece que tem que escovar os dentes dos pequenos...conclusão: o açucar da medicação fica em contato com o dente a noite toda e como consequência o ambiente fica propício para o desenvolvimento da cárie.
Outra explicação: quando a criança está doente e acamada, os pais se tornam menos preocupados e assíduos com a higiene bucal, negligenciando as escovações de rotina.
Então, como se vê, não é o princípio ativo do antibiótico em si que causa a cárie e o enfraquecimento dos dentes, mas sim esses aspectos citados acima. Ou seja, os dentes ficam cariados pela falta de higiene adequada durante seu uso. Portanto, VAMOS ACABAR COM ESSE MITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário