Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gengivite....em crianças ? ?

Bom, todos vocês já me ouviram falar que a visita periódica ao Odontopediatra é importante não somente para combater a cárie infantil, mas também outras doenças bucais e a GENGIVITE é uma delas...
Mas então, o que é essa tal de gengivite???
Resumidamente é uma inflamação da gengiva que ocorre também em crianças e mais, até com bebês.
Portanto papais e mamães, se seu pequeno está com a gengiva inchada, muito avermelhada, sangrando, com mal-hálito...CORRA ao Odontopediatra, pois tudo isso é sinal da gengivite se instalando na boquinha de seu filho. E pior, se não for tratada corretamente, além de dor, falta de apetite, perca de peso e queda da imunidade, a doença ainda poderá evoluir para um quadro mais grave, a periodontite onde a estrutura dos dentes serão afetadas...e aí, tudo se complica.
Agora, quero acalmá-los explicando que para evitar a gengivite é bem simples, basta realizar uma higiene adequada e cuidadosa, onde caprichar na escovação e no uso do fio dental fazem parte desta prevenção, já que a causa principal desta doença é o acúmulo de placa dentária (restos de alimentos e bactérias) nos dentes, irritando a gengiva.
Cabe ressaltar ainda que, crianças que usam aparelho ortodôntico, respiradoras bucais, em fase de dentição mista (troca dos dentes) e que fazem uso de medicamentos como anticonvulsivos, por exemplo, também têm forte inclinação para desenvolver a doença e então nestes casos considerados mais graves e muitas vezes recorrentes, além de cuidados redobrados com a higiene, visitar periodicamente o Odontopediatra para realizar profilaxias, é uma maneira de melhorar muito a inflamação gengival, já que o acúmulo de placa reduz significativamente...além de proporcionar  uma orientação adequada sobre a doença, acompanhamento e medicação indicada se necessário são fundamentais para o controle do quadro inflamatório.
E uma última coisa só para lembrar: o controle da gengivite precocemente é muito importante para preservação da saúde bucal e geral de seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário