Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CÁRIE DE MAMADEIRA - evite que este mal atinja seu bebê

A cárie em geral é uma doença transmissível e infecciosa, que provoca destruição do dente seja pela má higienização, seja pelo alto consumo de açúcar, e/ou pela tendência do organismo da pessoa (saliva com pH muito ácido) e/ou ainda por um fator genético.
No caso da cárie de mamadeira os fatores que se destacam são: a dieta e a falta de higienização.
A cárie de mamadeira recebe este nome porque está diretamente relacionada com aquelas famosas mamadas noturnas onde a criança praticamente dorme com a mamadeira na boca. Os dentes em contato com o líquido açucarado do seu interior (leite, achocolatados, sucos) por um longo período ( a noite toda), mais o fato de não serem limpos, sofrem o ataque da doença, muito comum em crianças de 0 a 3 anos.
Também é conhecida como "cárie rampante", por se desenvolver de maneira muito rápida. É agressiva e provoca muita sensibilidade e grande destruição dos dentinhos em um curto espaço de tempo.
Os primeiros sinais da doença são as manchas brancas, que ocorrem principalmente nos incisivos superiores e inferiores (dentes da frente). Nesta fase, se o Odontopediatra for consultado e esses hábitos noturnos forem removidos, ainda é possivel paralisar e impedir o avanço da doença. Se as manchas ficarem marrons e os dentinhos começarem a cavitar ou até mesmo se desfazer, infelizmente a cárie de mamadeira já está instalada. Daí para frente quanto antes o Odontopediatra for procurado melhor para conter o processo e evolução da doença.
Bom, já ficou bem claro então que para evitar que seu pequeno desenvolva esse tipo de cárie, a mamada noturna deve ser removida (uma vez que com o passar do tempo ela não é mais necessária e pode ser espassada). E ainda se este hábito for mantido, é impressindível que a higiêne da boquinha seja realizada imediatamente após a mamada.


Cárie de mamadeira









Cárie de mamadeira em estágio avançado

Um comentário:

  1. Oi Dotola, primeiro parabéns pelas matérias, elas são muito úteis e claras. Mas gostaria de saber como faz essa limpeza da boca do bebê? Já uso a escova?? Obrigada
    Caroliny S. Nascimento

    ResponderExcluir