Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cuidados bucais para gestantes....


Esta matéria é para vocês grávidas lindas, que estão passando por um momento tão especial na vida de uma mulher: gerar vida, multiplicar o amor, melhor dizendo...ser mãe!!!
Quero reunir aqui alguns assuntos importantes para proporcionar a vocês e aos bebês uma gestação tranquila, além de previnir situações que possam interferir na formação dos dentinhos do bebê desde a vida intra-uterina.
Bom em primeiro lugar gostaria de reforçar a questão da dieta na gestação. Alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, proteínas, cálcio e ferro devem ser ingeridos. Não só para sua saúde e do bebê, mas também para a formação dos dentinhos dele, já que seu início ocorre entre a 5ª e 6ª semana de gestação. Portanto, se faltar uma alimentação adequada nesta fase, com certeza os dentinhos do bebê serão prejudicados.
Ah, e fica ainda um ALERTA: nada de comer doce compulsivamente mamães!!! Saiba que desde o 4° mês de gestação o paladar do bebê já começa a se desenvolver, desta forma, quando a mãe come muito açúcar, as crianças terão tendência a gostar dos alimentos doces também. Aí já viu, né?! Cuidados com a cárie terão que ser redobrados além de obesidade na infância e outros problemas que esta preferência abusiva pode causar.
Outro aspecto importante a ser comentado é a higiene bucal. Os cuidados com a escovação devem ser reforçados na gestação. Isso por vários fatores, um deles é que na gravidez os hormônios progesterona e cortisol estão aumentados, e isso associado a uma higiene bucal ruim pode provocar doença gengival pelo acúmulo de placa, ou seja infecção e inflamação da gengiva. Você não quer passar a gravidez toda com a gengiva sangrando, dolorida e correr o risco de infectar seu bebê, quer??
A escovação é importante também para você não contrair cárie durante a gravidez, o que seria péssimo já que esta é uma doença contagiosa e pode sim ser levada para boca de seu filho. Portanto, mais um ALERTA: nada de soprar alimentos ou experimentá-los antes de dar a seu bebê, a boquinha deles ainda é livre de muitas bactérias e também não tem imunidade para combatê-las. Se antes de dar o alimento para o bebê levá-lo a boca, você vai estar se encarregando de contaminar e prejudicar a saúde de seu filho.

Mas eu sei também que por conta dos enjôos, existem gestantes que não conseguem dar devida atenção à higiene bucal. Neste caso, é fundamental fazer consultas periódicas ao Odontopediatra para realizar profilaxias. Esta é a única maneira de evitar que a falta de limpeza possa provocar todos esses danos aqui citados.
Agora, se durante a gestação você necessitar de tratamento Odontológico é recomendável que isso ocorra no segundo trimestre da gravidez e que cuidados com relação à anestesia e ao Raio X sejam tomados.
Por isso é importante fazer um pré-natal Odontológico também, assim previne-se males ao invés de ter que tratá-los num período que deveria ser só de encantamento, relaxamento e felicidade. Adote este hábito...Ao marcar o pré-natal com seu médico, faça o mesmo em relação a sua saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário