Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Saiba por que é importante cuidar dos dentes de leite


Quem já ouviu aquela frase: "Ah, não precisa tratar o dente de leite, ele vai cair ! ! !" Não sei vocês, mas eu ouço muito isso e a todo instante tento conscientizar as pessoas do quanto esta idéa é errada. Mas, seja por falta de conhecimento ou mesmo por comodismo, ainda é o pensamento de muita gente.
Bom, em primeiro lugar, o dente de leite dói como o permanente e o avanço da cárie é mais rápido ainda por ser menos mineralizado que o seu sucessor. Portanto, se não for tratado pode dar canal. Isso mesmo, dente de leite tem raíz (ao contrário do que muita gente pensa) e se a cárie for muito profunda, há necessidade de tratamento de canal também. O que acontece é que, com o processo de esfoliação (troca dos dentes) o dentinho perde a raíz que é reabsorvida pelo permanente. Por isso cai só a coroinha. Mas ele tem raíz sim ! ! !
Outra coisa, estes dentinhos devem ser tratados e preservados porque servem de guia para os dentes permanentes. Então, se forem extraídos antes da hora, problemas ortodônticos podem ocorrer, já que haverá perca de espaço também.
Fatores na saúde em geral também contam muito, porque os dentes de leite estragados e infeccionados provocam piofagia (engolimento de pus) e isso faz mal para o organismo da criança. Além do que, como já foi dito, a cárie é uma doença contagiosa, então dentes de leite cariados em contato com os permanentes (já na dentição mista), vão levar a doença para eles também.
Quero ainda lembrar que os dentes de leite permanecem na boca até os 12 anos (em média) quando todos os permanentes já os terão substituído. Portanto, até lá, eles são muito importantes ainda para o desenvolvimento da criança, seja pelo aspecto funcional como mastigar bem os alimentos, na fonética, pois a ausência deles provocam dificuldade de fala e seja ainda pelo aspecto psicológico da criança, já que sua auto-estima fica abalada.

Então, por todos esses motivos, a dica é: VAMOS CUIDAR DOS DENTINHOS DE LEITE COMO SE  FOSSEM PERMANENTES, ASSIM ELES PODERÃO CUMPRIR SUA FUNÇÃO POR COMPLETO NA VIDA DOS NOSSOS PEQUENOS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário