Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Qual a escova de dente ideal para criança??

Olá pessoal ! ! Hoje quero falar com vocês sobre as escovas de dente infantis...mais do que a pasta (como já foi postado aqui), elas são fundamentais na nossa luta contra a cárie. São as escovas de dente responsáveis pela remoção da placa dentária (restos de alimentos) do dentinho. Portanto, sua escolha e uso são extremamente importantes.
Existe no mercado uma infinidade de marcas, modelos, cores...mas o que devemos levar em conta na hora de adquirí-las é principalmente a correta avaliação entre o tamanho da escova e a idade da criança.
Normalmente a embalagem já indica qual a escova adequada para cada fase da criança. E isto é muito importante porque o tamanho da escova deve ser compatível com a boquinha de quem vai usar. Se isso não for seguido, a escovação fica prejudicada, além de poder machucar, vai desmotivar a higienização.
A regra básica é: CERDAS MACIAS, CABO ANATÔMICO, CABEÇA PEQUENA E ARREDONDADA. Pronto, não se prenda em preços, pois tendo estas características, vão fazer o mesmo efeito.

 É claro que, para motivar as crianças, é recomendável escolher uma escova que além destas caracteristicas, mexam com o lúdico delas, por isso, escovas com personagens infantis nos cabos e desenhos são indicadas também.

Só gostaria de fazer um alerta com relação as escovas elétricas. Elas não removem tão bem a placa dos dentes como as escovas manuais, portanto não são indicadas para as crianças. Agora se seu filho(a) quiser muito uma, não dispense o uso das tradicionais.
A escova deve ser trocada sempre que as cerdas começarem a se deformar.Precisam ainda ser armazenadas limpas e secas para evitar proliferação de bactérias pela umidade.
Ainda vou escrever uma matéria sobre a escovação, mas já quero adiantar que toda criança até os 6 anos de idade, não tem coordenação nem habilidade para realizar uma escovação eficaz. Por isso, até ela ficar "craque", um adulto precisa estar sempre por perto na hora de higienizar os dentes.


Bom, só para reforçar, lembre-se que a escovação começa pela escolha de uma escova de dentes adequada. Se mesmo com estas orientações você tiver dúvidas ou dificuldade na hora de adquirí-la, procure o Odontopediatra. Assim você fará a escolha certa sem risco de prejudicar a escovação de seu filho(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário