Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Higiene da boquinha do bebê.

Realmente a limpeza da boquinha do bebê é muito importante para evitar a cárie como foi citado anteriormente.
Esta higienização é simples e deve ser realizada após as mamadas, principalmente as noturnas, já que neste período o bebê engole menos e produz menos saliva, então esta proteção fisiológica não é mais tão eficaz como quando a criança está acordada.
A recomendação é utilizar uma gaze ou fralda limpa umidecida com água filtrada. Com o dedo indicador envolvida na gaze, esfregar os dentinhos, a língua e a bochecha do bebê.
A técnica deve ser realizada desta maneira até o surgimento dos molares (dentes do fundo). Daí para frente, a escova de dente (adequada para a idade) deve ser introduzida ao invés da gaze.
Estas orientações são baseadas no protocolo da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (FOB-USP), onde me especializei e a qual julgo mais eficiente.
Particularmente não gosto das dedeiras de silicone muito indicadas para substituir a gaze em outros protocolos e métodos. Elas não limpam tão bem. Costumo indicá-las na fase anterior à irrupção dentária, servindo de massageador somente.
Existe ainda uma solução que pode ser usada ao invés da água. Se desejar utilizá-la, consulte o Odontopediatra que poderá prescrevê-la e orientar seu uso corretamente.
Ah, já encontramos no mercado, para mamães que querem praticidade, lencinhos umidecidos descartáveis, próprios para realizar a limpeza dos dentinhos, além do "dedoches" uma espécie de fantoche para utilizar também no lugar da gaze. Eu super indico esta segunda opção, porque é uma maneira criativa de realizar a higienenização e ainda tornar este hábito um momento de diversão com seu bebê.  

My Dentist`s Choice
R$38,00
Oral Care Rabbit (MOM)
R$22,00

2 comentários:

  1. Adoreei...
    A Luiza ja está com dois dentinhos,e eu sempre estou limpando eles com gazes,Minha pediatra me disse q existem ja escovinhas..Juu vc acha bom ou não ??..O que voce me recomenda...
    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai, você pode manter a gaze enquanto a princesa Luiza tiver os dentinhos da frente ( incisivo, laterais e caninos), quando surgirem os dentes do fundo (molares) aí você introduz as escovinhas...é mais pratico dessa maneira e funciona melhor.
      Que bom que você ta seguindo o blog minha amiga linda...qualquer dúvida pode comentar ou me ligar, rs!
      Bjooo

      Excluir