Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chegaram os primeiros dentinhos ! ! !

Realmente uma fase muito marcante para os pais é a CHEGADA DOS DENTINHOS . . . tem coisa mais linda que aquela gargalhada gostosa com dois dentinhos aparecendo??? Uma fofura, não é???
Pois bem, esse é o início da dentição decídua ou melhor dizendo dos "dentes de leite".
Acontece por volta dos 6 a 8 meses de vida e se completa até os 3 anos, quando os 20 dentes já estão presentes, formando a primeira dentição da criança.
É claro que esse prazo para erupção não é igual em todo bebê, não fique aflito caso os primeiros dentes de seu filho(a) demorem a aparecer. . . é perfeitamente aceitável que o processo se inicie até 1 ano e meio. Se isso não acontecer, consulte o Odontopediatra.
Ah, e só para esclarecer, tem bebê que já nasce com dente, são os chamados dentes natais ou neo-natais, mas isso é outra história que vou abordar futuramente. . .
Por enquanto, fiquem então atentos aos primeiros sinais e sintomas da erupção dentária: aumento da salivação, gengivas inchadas e vermelhas, hematoma gengival, dor, falta de apetite, irritabilidade, alterações no sono, diarréia e em muitos casos estado febril. Cabe aqui fazer uma observação: pesquisadores descartam que a febre esteja relacionada ao processo eruptivo. . . mas muitas vezes, direta ou indiretamente ela acontece (as mãe que o digam). Porém a temperatura corporal nunca é superior à 38ºC, caso isso aconteça procure o médico, possivelmente seu bebê apresenta alguma infecção que não esteja relacionada com o quadro inflamatório da erupção dentária.
Todos esses desagradáveis sinais e sintomas são fisiológicos, rápidos e logo desaparecem, mordedores de borracha e massagem na gengiva ajudam bastante. Em casos de desconfortos mais intensos, procure o Odontopediatra, pois há tratamento indicado para o mal estar que esta fase ocasiona.


Só para ilustrar. . . observe a ordem de erupção dos dentinhos. . .
Assim como a idade, a sequência da erupção pode ser alterada, invertida também, não é obrigatório que o dente irrompa exatamente igual ao quadro acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário