Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PREVENÇÃO : o foco do Odontopediatra

  A prevenção é a "menina dos olhos" do Odontopediatra. Quando vocês papais, mamães, tios, vovós e madrinhas levam a criança ao consultório Odontopediátrico regularmente, possibilitam que a prevenção faça parte da vida desta criança, ou seja, os pequenos com certeza terão uma infância sem cáries, sem medos e sem traumas.
É importante ter a consciência de que o Odontopediatra não está ali somente para tratar o que já foi destruído, mas sim preservar aquilo que está íntegro. O trabalho da prevenção é fundamental para o desenvolvimento de uma infância saudável, acompanhamento do desenvolvimento da dentição da criança e diagnóstico precoce de qualquer anormalidade. Além de favorecer ainda o lado financeiro, já que previnir é muito mais barato que recuperar o que já foi afetado.
Como técnicas preventivas podemos citar: a orientação sobre a alimentação, técnicas de escovação, profilaxia profissional (em consultório) e aplicação de selantes. Todas essas técnicas podem ser indicadas associadas umas as outras ou não, isso depende de cada criança  e da avaliação do Odontopediatra.
Cabe ressaltar também que ao levar seu filho ao consultório precocemente, não é só a cárie que se previne, mas também doenças gengivais (gengivite), problemas ortodônticos e todos os males que podem se instalar com relação à saúde bucal.
Coloquei nesta matéria o caso da Maria Izabela, minha paciente desde pequena. Na foto estou realizando a profilaxia profissonal. Esta mocinha, hoje com 11 anos, já passou por todas as fases da prevenção: orientação sobre higiêne e dieta, aplicação de selantes. Hoje, o acompanhamento a cada 6 meses é sulficiente para mantê-la sem cáries e em dia com sua saúde bucal.
A dica que fica é: JAMAIS ESPERE A CRIANÇA SENTIR DOR PARA LEVÁ-LA AO ODONTOPEDIATRA ! !

Maria Izabela-1º consulta
Maria Izabela hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário